Home Reportagens The Adam Carolla Show utiliza Blackmagic Design de ponta a ponta no seu fluxo de transmissão ao vivo

The Adam Carolla Show utiliza Blackmagic Design de ponta a ponta no seu fluxo de transmissão ao vivo

The Adam Carolla Show, um podcast de comédia e entrevistas, quebrou o recorde de podcast mais baixado no mundo

Por Ricardo Batalha

A Blackmagic Design anunciou que o podcast mais baixado no mundo diariamente, “The Adam Carolla Show”, utiliza um fluxo de trabalho completo da Blackmagic Design. O programa, junto de outros três podcasts com Carolla e inúmeros eventos de comédia ao vivo remotos, utiliza câmeras digitais cinematográficas Blackmagic Studio Camera 4K Pro e Blackmagic Pocket Cinema Camera 6K Pro, uma variedade de switchers de produção ao vivo ATEM e o DaVinci Resolve Studio na pós-produção para entregar mais de 15 horas de material finalizado por semana. “The Adam Carolla Show”, um podcast de comédia e entrevistas apresentado pelo famoso comediante, radialista e podcaster Adam Carolla cinco dias por semana, quebrou o recorde de podcast mais baixado no mundo e é um de vários programas populares criados pela rede de podcasts Carolla Digital. Os outros programas da rede, incluindo os premiados “The Dr. Drew Podcast”, “Reasonable Doubt” e “The Watercooler”, também já foram baixados e assistidos bilhões de vezes.

O crescimento da Carolla Digital rapidamente superou as capacidades dos estúdios de produção e pós originalmente construídos pela rede há muitos anos. Cabia ao produtor executivo e coapresentador Chris Laxamana encarar o desafio de criar uma programação semanal de alta qualidade que incluísse streamings ao vivo, vários apresentadores, convidados remotos e eventos de comédia ao vivo. Ele também tinha que desenvolver um fluxo de trabalho que pudesse suportar um número cada vez maior de vídeos para redes sociais em formatos variados. “Só para os podcasts, filmamos cerca de 15 horas por semana. Geralmente, quando fazemos turnês, são de oito a nove horas por fim de semana. O fluxo Blackmagic nos ofereceu o benefício final de contar com qualidade superior aliada à confiabilidade. Como tudo no ecossistema Blackmagic funciona tão bem em conjunto, podemos nos focar mais no conteúdo criativo do nosso programa”, explicou Laxamana.

O fluxo de trabalho do estúdio integra quatro unidades Blackmagic Studio Camera 4K Pro alimentadas a um ATEM 2 M/E Constellation HD e um ATEM 1 M/E Advanced Panel. O software de montagem, gradação de cores, efeitos visuais (VFX) e pós-produção de som DaVinci Resolve Studio é usado para edição e correção de cores e permite à equipe de Laxamana rapidamente criar vídeos para as redes sociais a partir dos programas ao vivo. “O fato de que podemos voltar e editar nossos cortes ao vivo com mais precisão no DaVinci é algo inédito. É um divisor de águas. Agora podemos criar clipes personalizados para as redes sociais e promoções. E o ATEM Constellation é o nosso hub. Gostamos de utilizá-lo como o nosso centro de controle para os cortes ao vivo e os clipes. Nós o usamos para incorporar gráficos à nossa produção e também para cortar para convidados que estejam participando remotamente. Tudo também é perfeitamente personalizável, dos gráficos aos controles de som. Nunca utilizamos nada melhor”, explica Laxamana.

A espontaneidade do “The Adam Carolla Show” é um dos seus maiores atrativos, porém, também um desafio em termos do planejamento do fluxo de trabalho. As Blackmagic Studio Camera 4K Pros atendem perfeitamente aos requisitos de Laxamana, que precisa da capacidade de captar toda a ação. “Gostamos de ângulos abertos e com uma pessoa só para a maioria dos programas, mas estamos prontos para o que der e vier com as Studio Cameras. Você nunca sabe o que vai acontecer. Às vezes, o Adam gosta de vestir aparadores e treinar com boxeadores ou lutadores de MMA. Também temos performances musicais. Como as Studio Cameras têm um encaixe de lentes MFT, temos muitas opções. “Além disso, a qualidade da imagem é superior. Pessoalmente, eu gosto muito dos LCDs nas câmeras. Eles são enormes e brilhosos. As luzes de sinalização também são ótimas. Junto da Pocket Camera, gostamos muito de como todas essas câmeras funcionam com o ATEM e a sua facilidade de uso.”

Os dispositivos de captura e reprodução UltraStudio 4K Mini, UltraStudio Monitor 3G e UltraStudio Recorder 3G são usados para monitorar a saída do DaVinci Resolve Studio e gerenciar os feeds das ligações de Zoom ao vivo dos convidados remotos. Roteadores Smart Videohub 20×20, monitores SmartScope Duo 4K, gravadores profissionais HyperDeck Shuttle HD e HyperDeck Studio HD e diversos Mini Converters e Micro Converters também são usados.

Para produções remotas, que ocasionalmente incluem uma equipe de até dez pessoas, Laxamana usa o ATEM Mini Extreme ISO, várias Pocket Cinema Camera 6K Pros e os gravadores/monitores Blackmagic Video Assist 5” 3G e Blackmagic Video Assist 7” 12G. As filmagens são salvas como arquivos DaVinci Resolve no ATEM Mini Extreme ISO. “Gosto que podemos gravar tantos os cortes ao vivo quanto as filmagens isoladas com o ATEM Mini Extreme ISO. Os programas remotos são um pouco mais editados, então é ótimo ter a opção de ajustar alguns dos cortes quando importamos para o DaVinci. E a portabilidade do switcher e das câmeras Pocket facilita montar uma estação em espaços apertados dentro dos clubes de comédia”, disse Laxamana.

“Já perdi a conta de quantos comentários no YouTube e nas redes sociais falam da qualidade de produção mais alta dos nossos programas desde que passamos a usar a Blackmagic Design. É curioso porque usar essas novas ferramentas também facilitou a produção para nós. Todos saem ganhando! E quanto ao Adam, ele está felicíssimo. Isso é exatamente o que desejávamos no espaço de podcast”, concluiu Laxamana.

Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados