Home Reportagens The Division adota produtos Blackmagic Design para otimizar a produção de reality shows

The Division adota produtos Blackmagic Design para otimizar a produção de reality shows

ATEM Television Studio HD8 ISO ajuda na pré-edição de segmentos e a Blackmagic Cloud dá suporte à colaboração na pós da The Division

Por Ricardo Batalha

A Blackmagic Design anunciou que a The Division, produtora do Oregon especializada em reality shows, utiliza o switcher de produção ao vivo ATEM Television Studio HD8 ISO para agilizar as filmagens multicâmera de sua longeva série “Graveyard Carz”. O fluxo de trabalho permite que a equipe dirija e capture os episódios em um estilo de produção ao vivo, com segmentos pré-editados que aumentam a eficiência e mantém a flexibilidade para ajustes adicionais na pós-produção.

“A The Division se destaca por produzir exclusivamente ‘Graveyard Carz’, sendo que o sócio majoritário da empresa é também a estrela do programa, algo raro no universo dos reality shows”, afirmou Aaron Smith, produtor executivo e cofundador da The Division. “Somos uma equipe bem reduzida e fazemos praticamente tudo internamente: filmamos, editamos, mixamos, fazemos a correção de cores, produzimos, masterizamos, entregamos, e eu até faço a narração do programa.”

Com uma equipe enxuta e uma agenda intensa de gravações, Smith está sempre buscando novas maneiras de otimizar o fluxo de trabalho de produção.

“‘Graveyard Carz’ estreou nos Estados Unidos em 2012 e continua no ar 13 anos depois; hoje, somos a série mais longeva do canal tradicional da MotorTrend”, disse. “Eu sabia que o ATEM se destacava quando utilizado com o DaVinci na pós-produção, e já fazia tempo que queria migrar nossa equipe para a Blackmagic Design, pois considero as ferramentas de correção de cores do DaVinci muito superiores às demais.”

A The Division recorre ao ATEM Television Studio HD8 ISO em produções multicâmera de maior porte, com imagens secundárias registradas por duas Blackmagic Pocket Cinema Camera 4K, controladas remotamente pelo operador do ATEM. As Blackmagic Micro Studio Camera 4K G2 captam cenas dos personagens dirigindo e ângulos sob os carros; já a Blackmagic URSA Broadcast G2 é usada para planos abertos e atua como câmera principal em gravações extras.

“Gravamos diretamente no disco rígido local e salvamos o arquivo .DRP, permitindo alternar entre as câmeras e conduzir a gravação no estilo transmissão ao vivo, sem perder a flexibilidade para edição posterior”, explicou Smith. “A capacidade de editar com proxies e, em seguida, alternar para Blackmagic RAW com um único clique para a gradação final é algo exclusivo, o que torna o fluxo de trabalho ágil e atrativo para quem trabalha com múltiplas câmeras na Sync Bin.”

“A maior vantagem para nós é, basicamente, deixar os segmentos maiores pré-editados”, acrescentou. “Usamos headsets para nos comunicar durante a gravação, e o operador do ATEM pode indicar à equipe qual câmera está em uso ou solicitar ajustes de enquadramento. Já adotávamos esse estilo de direção ao vivo mesmo sem um switcher, mas o processo se tornava ineficiente, quando seria muito mais fácil ter alguém apenas acionando os botões e editando o segmento em tempo real. Isso proporciona ao editor uma grande vantagem ao receber um bloco de conteúdo já estruturado. Além disso, se o objetivo for disponibilizar rapidamente uma versão para que o produtor assista e faça observações, é muito mais conveniente ver algo que já aparenta estar editado.”

Na pós-produção, a equipe utiliza o DaVinci Resolve Studio para edição, gradação de cores e pós de áudio, com operação pelo DaVinci Resolve Micro Panel e colaboração por meio da Blackmagic Cloud.

“Nosso fluxo de pós-produção anterior era bastante limitado”, destacou Smith. “Se quiséssemos implementar mudanças de última hora, éramos obrigados a usar uma plataforma que não queríamos e tínhamos que lidar com múltiplos projetos e acompanhar inúmeras alterações em diferentes versões.”

“Ao migrar para o DaVinci, o que mais me animou foi a possibilidade de colaboração em equipe e o fluxo de trabalho com a Blackmagic Cloud. Eu sonhava em ter um projeto compartilhado em que pudesse corrigir as cores enquanto meu colega produtor-executivo, Jeffery Osborns, fazia a mixagem de som em uma estação de trabalho de áudio digital completa como a Fairlight do DaVinci, e nosso talentoso editor/animador, Nick DeAngelo, acrescentava rolo B, tudo de forma simultânea. Mesmo que produzíssemos no mesmo ritmo e com o mesmo número de etapas de antes, a economia de custos por si só já torna a mudança para o Resolve uma decisão acertada.”

Segundo Smith, a produção também se beneficia do uso dos equipamentos em transmissões ao vivo nas redes sociais. “Já usamos o ATEM Television Studio HD8 ISO com o ATEM Microphone Converter em transmissões ao vivo com múltiplas câmeras e microfones. Estou animado para explorar todas as possibilidades de streaming para plataformas como YouTube, Facebook e outras com esse setup, especialmente pela capacidade de integrar gráficos em movimento, vinhetas e muito mais”, concluiu.

Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados