A Blackmagic Design revelou que a Tokyo Metro instalou um switcher de produção ao vivo ATEM Mini Extreme ISO e o deck de transmissão HyperDeck Studio HD Plus em suas instalações centrais de treinamento para produção interna. A empresa também promove, todos os anos, sessões de treinamento interno no DaVinci Resolve Studio, com mais de 100 funcionários participando nos últimos dois anos.
A Tokyo Metro é uma grande operadora ferroviária responsável pela rede de metrô que atende à área metropolitana de Tóquio. Com nove linhas e 180 estações, ela conta com um dos maiores e mais práticos sistemas de transporte do Japão, utilizado por mais de 6,8 milhões de passageiros diariamente. O principal centro de treinamento da empresa foi estabelecido para aprimorar as habilidades dos funcionários e reforçar a conscientização sobre segurança. É a principal instalação para educação e treinamento, equipada com sistemas de última geração e recursos para treinamento prático em todas as categorias de funções, da tripulação de trens ao pessoal de estação.
O prédio de cinco andares abriga diversas salas de aula para treinamento, incluindo estações simuladas para exercícios práticos de operação de trens. “Nosso centro de treinamento oferece suporte para todos os departamentos na nossa empresa. Todos os recém-contratados recebem seus treinamentos iniciais aqui. Para a equipe administrativa, a duração é de uma semana, enquanto para outros departamentos pode chegar a um mês ou mais. Após concluírem o treinamento aqui, seguem para o treinamento prático no trabalho. Aqueles que desejam se tornar operadores de trem passam primeiro por vários anos de experiência trabalhando em estações e como condutores. Depois de aprovados no exame de operação, retornam aqui para treinamento especializado”, explicou Yoshiyuki Sekiguchi, gerente assistente do centro.
Em 2023, a Tokyo Metro construiu um estúdio no centro de treinamento, equipado para filmagens em chroma key, incluindo tanto uma cabine de edição quanto uma cabine de gravação.
“Durante a pandemia da covid-19, foi necessário fornecer treinamento remotamente, usando configurações simples, como uma webcam em cada sala de aula. Foi então que percebemos que precisávamos de um estúdio dedicado. Mesmo após o fim da pandemia, a transmissão interna e a criação de vídeos de treinamento continuaram sendo necessárias, o que nos levou a construir este estúdio”, disse Sekiguchi.
O espaço conta com um ATEM Mini Extreme ISO e um HyperDeck Studio HD Plus, além de duas câmeras HDMI, um mixer de áudio e um MacBook Pro conectados ao ATEM Mini Extreme ISO. Ao filmar com uma tela verde, a Tokyo Metro pode compor seus fundos de tela preferidos e alternar entre a alimentação de câmera e os materiais de apresentação. A saída transmitida é gravada com o HyperDeck Studio HD Plus. E com o recurso de gravação ISO do switcher, facilita a edição durante a pós-produção com o DaVinci Resolve Studio, ideal para corrigir erros de corte ou aplicar edições mais avançadas.


A empresa também oferece treinamentos do DaVinci Resolve anualmente para os funcionários. Muitos instalam o DaVinci Resolve em seus próprios computadores ou iPads para participar.
“Quando anunciamos o treinamento, ele é disponibilizado para todos os departamentos e é bastante popular. Em uma ocasião, mais de 200 pessoas de um único departamento demonstraram interesse. Como o estúdio é equipado com o DaVinci Resolve Studio, os funcionários que desejam explorar recursos com tecnologia de IA após o treinamento podem usar o estúdio para edição. Recentemente, diversos departamentos colaboraram em um vídeo de treinamento, adicionando logos, textos e transições para criar um produto final objetivo e envolvente”, explicou Maaya Nagasawa, responsável pelo planejamento do centro.
“Com o estúdio agora em operação, podemos filmar o que quisermos, e a qualidade dos nossos vídeos melhorou significativamente. Atualmente, quando há um pedido para usar o estúdio, nossa equipe está preparada para ajudar. No entanto, planejamos realizar workshops sobre como operar os equipamentos para que, no futuro, os funcionários possam usar o estúdio com mais autonomia”, disse Sekiguchi.
Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube