Para oferecer capacidades de alto rendimento e multiformato em uma ampla gama de produções, a unidade móvel UHD HDR utiliza conectividade IP baseada em padrões
A produtora suíça TPC acaba de estrear sua nova unidade móvel UHD HDR empregando soluções da Imagine Communications. Para oferecer capacidades de alto rendimento e multiformato em uma ampla gama de produções, a unidade utiliza conectividade IP baseada em padrões. Esta unidade, que oferece ampla funcionalidade em um formato compacto, é um primeiro passo no ambicioso programa de TPC para passar a uma infraestrutura de produção e entrega sob padrão SMPTE ST 2110.
De sua base na Suíça, a TPC, provedora de serviços técnicos para a emissora pública SRF/SRG, gerencia a cobertura de uma ampla gama de eventos, do futebol ao esqui alpino e nórdico, passando pelo teatro, concertos e ópera. Ao projetar um novo caminhão em grande escala, a flexibilidade era essencial, já que permitiria que ele passasse dos esportes para as artes a qualquer momento. Ele também ocorre em um momento em que os clientes da TPC estão expressando um interesse crescente em adquirir conteúdo da mais alta qualidade, incluindo resolução 4K, faixa dinâmica expandida e variedade de cores, a fim de garantir o futuro e manter seu valor para as audiências.
“Estamos no início de uma viagem para transferir todas as nossas operações para conectividade IP. É ótimo ver nossa nova unidade HDR UHD1 na estrada, o que nos proporciona qualidade de produção excepcional e experiência valiosa no desenvolvimento e operação de redes IP “, afirma Andreas Lattmann, CTO da TPC. “O mais importante é que faz tudo isso enquanto se parece com os caminhões que nossas equipes operam há anos, fornecendo o mesmo desempenho e recursos operacionais de um sistema SDI tradicional, mas com todas as vantagens de conectividade IP e flexibilidade de software, incluindo a independência total do formato até a versão 4K HDR Ultra HD descompactada”, Adiciona Lattmann.
A Imagine Communications forneceu a infraestrutura conectada ao IP utilizando switches e hardware comerciais disponíveis no mercado (COTS), o que permite a produção de Ultra High Definition sem comprimir quando necessário. Na unidade, o processador de rede Selenio (SNP) desempenha um papel fundamental, muito difundido em projetos baseados em IP.
O SNP compacto fornece processamento de sinal de alta densidade com total liberdade para selecionar formatos por sinal ou por produção. Também oferece conversão de gateway para sinais SDI externos. A unidade HDR UHD1 também conta com o sistema de orquestração Magellan SDN Orchestrator para fornecer controle em todo o sistema de toda a rede, bem como o multiscreen Epic MV da Imagine.
“Padrões abertos são muito importantes para nós, para nos dar a segurança de que precisamos para selecionar as melhores soluções para cada etapa, desde a aquisição até a entrega”, diz Lattmann.
Andreas Kotulek, diretor de vendas para os países nórdicos, Europa Central e Oriental e Rússia na Imagine, destaca que “o TPC é um dos primeiros a adotar a tecnologia IP. “Sabia desde o início que os padrões abertos e a interoperabilidade aberta eram fundamentais. Formamos um forte vínculo com eles porque demonstramos um compromisso com a interoperabilidade através de nossa defesa da Alliance for IP Media Solutions (AIMS) e um compromisso com padrões abertos em nossa participação ativa na entrega do SMPTE ST 2110.”
Durante o inverno, o UHDD1 HDR é totalmente reservado para os esportes de inverno da Copa do Mundo e para o futebol da Euroleague e da Liga dos Campeões, entre outros eventos. A TPC e a Imagine Communications organizarão um dia aberto para mostrar a nova unidade móvel em 19 de fevereiro de 2019, no Centro de Tecnologia e Produção em Zurique.