Relatório estatístico destaca a importância de infraestrutura escalonável para operações de streaming.
O pico de acessos à serviços de streaming mais que dobrou durante os dias de jogos da Copa do Mundo FIFA 2018. De acordo com um relatório divulgado pela Edgeware, fornecedora de soluções de CDN para OTT, revela uma tendência esperada: grandes eventos culturais e esportivos tendem à gerar maior demanda de serviços de distribuição de conteúdo pela internet.
Esta tendência revela a necessidade de provedores de conteúdo estarem preparados com soluções escalonáveis para não serem pegos de surpresa em momentos como este. “Chamamos eventos como a Copa do Fundo de ‘Big Live OTT’”, explica Johan Bolin, Vice-Presidente de Produtos da Edgeware. “Conforme broadcasters tradicionais passaram a contar com serviços de OTT para entregar experiências avançadas como 4K, Realidade Virtual, entre outras, nossos relatórios mostraram uma demanda duas vezes maior durante os jogos”, conclui.
Mais da metade de todas as requisições de streaming acontecem durante os dois primeiros minutos de um evento importante, causando grande estresse às redes de entrega. Com as mídias sociais tendo um papel ativo na interação com outros espectadores de programação ao vivo, uma demora de buffer ou falhas podem ocasionar um streaming com atrasos, e deixando o espectador à mercê de saber que um gol, por exemplo, aconteceu antes por um app de mensagem instantânea do que de fato assistir o lance ao vivo.
Para evitar este tipo de problemática, a Edgeware desenvolveu uma solução para os “Big Live” que dá às redes CDN capacidade de predizer os picos de usuários para que a carga possa ser balanceada entre diferentes servidores de rede. A CDN também consolida requisições entre o servidor e a origem do conteúdo, reduzindo picos de demanda.
Construir uma rede CDN dedicada para a distribuição de TV baseada em internet permite ao provedor superar estes desafios e reduzir custos de serviços CDN com características “pagamento-por-uso”. Ao ter maior controle sobre seu próprio tráfego, a entrada simultânea de centenas ou milhares de espectadores acontece sem problema, sem defeitos e sem latência.