Home Reportagens Turnês da Professional Darts Corporation produzidas com fluxo de trabalho de produção ao vivo Blackmagic Design

Turnês da Professional Darts Corporation produzidas com fluxo de trabalho de produção ao vivo Blackmagic Design

Organizado pela Professional Darts Corporation, o European Tour começou em 2012 com cinco eventos e, atualmente, tem 13 eventos em sete países

Por Ricardo Batalha

A Blackmagic Design anunciou que a Keytown Productions está usando câmeras Blackmagic URSA Broadcast G2 e switchers de produção ao vivo ATEM Constellation 8K para produzir transmissões ao vivo para a Professional Darts Corporation (PDC).
Organizado pela PDC, o European Tour começou em 2012 com cinco eventos e, atualmente, tem 13 eventos em sete países. O CEO da Keytown Productions Robbert van Loon trabalha com a PDC há cerca de uma década e acompanhou de perto esse crescimento.

Antes, a cada evento, a empresa construía uma solução PPU no local. No entanto, com os torneios a todo vapor e grandes streamers, como DAZN e Viaplay, investindo nos direitos, a PDC procurou a Keytown Productions com a ideia de construir uma unidade móvel mais permanente.

Então, decidiram construir um caminhão de quase 12 metros com capacidade para uma equipe de produção de nove pessoas e instalar equipamentos da Blackmagic Design; tanto novos quanto os já utilizados nos sistemas PPU. Dentre os novos equipamentos estão dois ATEM Constellation 8K e um roteador de vídeo Universal Videohub 72.

“A grande questão é: o mais importante é o roteador de vídeo ou o switcher? Para mim, tudo começa quando as filmagens e as fontes entram na van, que é o roteador, por isso optamos pelo Universal Videohub”, revela van Loon.

“Com o roteador, damos a ambos os switchers ATEM as mesmas fontes. Graças a essa redundância integrada, temos um plano B caso algo aconteça a qualquer um dos switchers. Não precisamos de patches adicionais, então a transição leva cerca de um minuto”, constata. “Em segundo lugar, é muito útil porque agora temos quatro multivisualizadores de cada sistema, totalizando oito multivisualizadores nessa van, e podemos utilizá-los separadamente.”

Sem dúvidas, a Keytown Productions tem um recurso favorito: a facilidade com que um plano dividido pode ser gerado para mostrar o jogador, o tabuleiro de dardos e os gráficos. “Também utilizamos os vários M/Es do ATEM. Normalmente, temos pelo menos um M/E para o programa e enviamos outro M/E para as telas do local.”

Além de trazer mais confiabilidade e qualidade para a cobertura, o caminhão também ajudou a Keytown a conseguir reduzir o tempo de configuração em cada local de nove horas para menos de cinco. Agora basta chegar e encontrar um lugar com uma boa rota de cabo até o local do evento.

Nas últimas semanas, a unidade móvel já percorreu a Europa, visitando países como Polônia, Alemanha, Holanda, Bélgica e muito mais. “Agora que tudo está pré-configurado, é muito mais fácil”, conclui van Loom. “Além de não perdermos tempo configurando o sistema todas as vezes, agora temos mais estabilidade e zero falhas. Agora passamos por muito menos estresse do que antes.”

Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados