Home Reportagens TV 2 da Dinamarca se une à Sony, Nevion, Node-H e Cumucore para testar 5G em produção ao vivo

TV 2 da Dinamarca se une à Sony, Nevion, Node-H e Cumucore para testar 5G em produção ao vivo

Iniciativa mostra que o 5G pode ser uma solução viável para a produção ao vivo para a emissora pública dinamarquesa TV 2

Por Ricardo Batalha

Em mais um passo em direção ao uso da tecnologia 5G na produção ao vivo, a emissora pública dinamarquesa TV 2, a Sony Corporation, a subsidiária da Sony, Nevion, a especialista em software de Rede de Acesso por Rádio (RAN) Node-H e a Cumucore, um dos principais provedores de redes não públicas (NPN), conduziram com sucesso uma prova de conceito (PoC) usando a tecnologia sem fio em um ambiente de estúdio ao vivo. O teste demonstrou que a conectividade 5G pode ser potencialmente usada em qualquer produção ao vivo, simplificando a logística e a cablagem da infraestrutura.

A tecnologia sem fio sempre despertou o interesse das emissoras devido à flexibilidade que oferece na produção. Agora, o 5G está gerando grande entusiasmo na indústria porque a tecnologia é baseada em IP e amplamente utilizada fora da radiodifusão. No entanto, desafios permanecem em relação à implementação da tecnologia para lidar com a alta largura de banda e latência muito baixa necessária em produções ao vivo de alta qualidade.

Em 1º de novembro, a TV 2 avaliou as capacidades da tecnologia 5G durante a produção do programa noturno diário “Go’ aften Live”, em seu estúdio localizado nos Jardins Tivoli, no centro de Copenhague (Dinamarca). Para isso, a TV 2 instalou duas câmeras de sistema 5G habilitadas pela Sony, além de suas câmeras de estúdio com fio habituais.

No estúdio, uma rede não pública (NPN) foi criada, usando a tecnologia 5G Litecore da Cumucore, trabalhando em conjunto com o RAN da Node-H. Cada câmera foi conectada à rede 5G por meio de um protótipo da unidade de produção remota HEVC 4K/HD com latência ultrabaixa CBK-RPU7 da Sony, recentemente anunciada, e um smartphone Xperia™ 5G atuando como modem. O CBK-RPU7 garante que os sinais de vídeo sejam comprimidos de maneira eficiente para aproveitar ao máximo a largura de banda 5G disponível, ao mesmo tempo em que corresponde à qualidade de imagem das câmeras com fio. A orquestração foi fornecida pelo Nevion VideoIPath, que garantiu que o sinal de transmissão recebesse prioridade na rede 5G.

Durante a transmissão da TV 2, a equipe de produção incluiu imagens capturadas pelas câmeras habilitadas para 5G, demonstrando que a qualidade estava à altura dos altos padrões exigidos para essa produção ao vivo em horário nobre.

Morten Brandstrup, Chefe de Tecnologia de Notícias da TV 2 Dinamarca, disse: “Junto com nosso provedor de serviços de produção, a Boffins Technology, estávamos interessados em ver como a tecnologia 5G poderia se integrar em um ambiente de estúdio ao vivo. Estávamos muito confiantes no resultado do teste, mas até mesmo ficamos surpresos com a qualidade dos sinais das câmeras habilitadas para 5G. Para nós, essa prova de conceito abre a possibilidade de usar câmeras 5G em um contexto mais amplo, incluindo produções baseadas em estúdio. Isso acrescentará muito à flexibilidade de nossos fluxos de produção.”

Mike Cronin, CEO da Node-H, explicou: “As redes não públicas 5G abrangem várias verticais de mercado, cada uma com requisitos muito específicos. A radiodifusão é uma das mais desafiadoras, então foi ideal trabalhar com os líderes do setor, Sony e TV2, para garantir que atendêssemos aos requisitos.”

“Este é um marco importante no desenvolvimento de soluções 5G para aplicações de radiodifusão do mundo real”, acrescentou Mika Skarp, Gerente Sênior de Desenvolvimento de Produtos da Cumucore.

Peter Sykes, Gerente de Desenvolvimento de Tecnologia Estratégica da Sony, acrescenta: “Este teste bem-sucedido é mais uma prova de que nossa oferta Networked Live está bem posicionada para ajudar as emissoras a aproveitar o 5G em suas produções. Nossa visão de criar um ambiente unificado híbrido em locais e na nuvem requer uma orquestração de rede capaz de controlar o fluxo de sinais de ponta a ponta, por meio de várias redes fixas e móveis. Com nossa tecnologia eficiente de compressão de vídeo e nossa orquestração versátil, provamos que podemos superar alguns dos desafios inerentes à tecnologia sem fio.”

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados

1 comentário

TV 2 da Dinamarca se une à Sony, Nevion, Node-H e Cumucore para testar 5G em produção ao vivo | AVAV 13/11/2023 - 12:05

[…] , 2023-11-13 01:59:58 ou clique aqui, para ler na íntegra. O material RSS “TV 2 da Dinamarca se une à Sony, Nevion, Node-H e Cumucore para testar 5G em […]

Comentários fechados.