Nova instalação com switchers ATEM é usada diariamente pela japonesa TBS para viabilizar transmissões de programas de notícias via streaming e fornecer extensa cobertura da próxima campanha eleitoral do Japão
A Blackmagic Design anunciou que a emissora japonesa TBS montou um fluxo de trabalho de streaming de notícias utilizando os modelos ATEM 2 M/E Production Studio 4K, ATEM 1 M/E Production Studio 4K e ATEM 1 M/E Advanced Panel. A nova instalação é usada diariamente para viabilizar transmissões de programas de notícias via streaming e fornecer uma extensa cobertura da próxima campanha eleitoral do Japão.
A TBS, uma das principais emissoras comerciais do Japão, vem ampliando sua programação de streaming para acompanhar a crescente demanda por conteúdo jornalístico em dispositivos móveis como smartphones e computadores. A teledifusora agora possui um canal no YouTube para notícias de última hora, um canal de streaming de notícias 24 horas para transmissão via satélite, além de streaming de notícias para redes sociais como Twitter e Facebook. Todos incluem conteúdos criados com os switchers ATEM da Blackmagic Design, que foram instalados nos estúdios principais da TBS em Tóquio.
Yoshihisa Yamamoto, do departamento de jornalismo e operações da TBS TV, declarou: “Atualizamos a nossa instalação de streaming como parte de uma grande remodelação do layout da nossa redação. Ao escolher os equipamentos para o novo fluxo de trabalho, optamos por switchers que também poderiam ser usados na programação especial das eleições, que acontece uma vez a cada poucos anos. Antigamente, nós costumávamos montar uma instalação temporária apenas para o programa especial. Mas era muito cansativo configurar todos aqueles equipamentos a partir do zero todas as vezes. Então, aproveitamos esta oportunidade para atualizar nossos equipamentos de streaming para algo mais versátil e permanente que pudesse ser usado na programação especial das eleições.”
Hayato Aoyama, responsável pelas operações diárias de streaming na TBS TV, acrescentou: “Costumávamos usar apenas o ATEM 1 M/E Production Studio 4K da Blackmagic para o nosso programa de streaming de notícias 24 horas, mas precisávamos de mais entradas e saídas para lidar com todo o novo conteúdo de streaming que estávamos planejando. Por isso, adicionamos os switchers Blackmagic maiores, incluindo o ATEM 2 M/E Production Studio 4K e as unidades ATEM 1 M/E Advanced Panel, além do outro ATEM 1 M/E Production Studio 4K que usamos apenas para os nossos canais de mídia social.”
Cada switcher ATEM recebe imagens de retransmissão de TV, VTRs e legendas. Tirando proveito das 20 entradas do ATEM 2 M/E Production Studio 4K, a TBS envia alimentações de câmera ao switcher usando entradas adicionais para legendas. Cada switcher ATEM também está conectado a um ATEM 1 M/E Advanced Panel via LAN para uma operação mais intuitiva.
A TBS também utiliza vários Blackmagic Mini Converters, incluindo modelos GPI and Tally Interface, que são usados para duas entradas VTR com o ATEM 2 M/E Production Studio 4K e uma entrada VTR para o ATEM 1 M/E Production Studio 4K. Os áudios das alimentações de câmera no ATEM 2 M/E Production Studio 4K são enviados a um mixer de áudio através do Mini Converter SDI to Audio da Blackmagic. Em seguida, todo o áudio e vídeo é enviado a um roteador matriz e cada programa é transmitido via streaming utilizando um codificador.
“Antes, nós usávamos apenas um ATEM 1 M/E Production Studio 4K, mas às vezes precisávamos de mais entradas. Então, como improviso, nós simplesmente trocávamos os cabos das entradas. Agora, usamos o 2 M/E para o nosso canal de notícias 24 horas, o que nos fornece um fluxo de trabalho fluido e uma grande quantidade de entradas para legendas, que nós preparamos com antecedência para colocar no ar com facilidade.”
“O ATEM 2 M/E tem muito mais entradas e chaveadores quando comparado aos switchers de outros fabricantes, e sua relação custo-benefício é excelente”, acrescentou Yamamoto.
“Os switchers ATEM são intuitivos e muito fáceis de operar. Quando as notícias urgentes chegam e tudo fica agitado, ficamos com medo de cometer erros operacionais usando um mouse e um monitor de computador. Ter um controlador físico me dá mais segurança e acelera minha operação”, concluiu.