Home Reportagens TV TEM moderniza seu playout e automação com soluções da Pebble

TV TEM moderniza seu playout e automação com soluções da Pebble

Por Redação

O sistema Pebble Automation e os dispositivos definidos por software Pebble Integrated Channel combinam-se com equipamentos legados e servidores COTS locais 

A Pebble, especialista em automação de playout e channel-in-a-box, anunciou que a TV TEM, rede regional de televisão brasileira e afiliada da Globo, atualizou seu fluxo de trabalho de playout com a instalação do software Pebble Automation e dispositivos Pebble Integrated Channel. O sistema foi fornecido e instalado pela Videodata, revenda da Pebble no Brasil.

A TV TEM, com sede em Sorocaba, São Paulo, transmite o sinal da Rede Globo e notícias regionais e esportes, cobrindo 49% do território de São Paulo. Ao considerar uma atualização significativa de suas capacidades de playout, os objetivos da TV TEM eram introduzir a mais recente tecnologia e funcionalidade, aproveitando equipamentos legados e preservando o investimento anterior, bem como preparando o caminho para a evolução para IP.

O novo sistema integrado de solução de automação e playout baseado na Pebble elimina equipamentos dedicados e hardware externo, substituindo-os por soluções baseadas em software. A flexibilidade da arquitetura do sistema Pebble Automation permitiu à TV TEM manter parte do antigo sistema com total compatibilidade, permitindo à emissora concentrar seu investimento em módulos avançados para modernização e evolução do sistema. Devido aos altos custos de importação para o Brasil, o fornecimento local de servidores da DELL para o projeto também representou uma considerável economia de custos.

Ewerton Maciel, Diretor de Tecnologia da TV TEM, disse: “A solução da Pebble fez tudo o que precisávamos: reduzir o hardware, manter as partes viáveis de nosso antigo sistema para proteger nosso investimento e nos dar um fluxo de trabalho otimizado com um conjunto de ferramentas muito mais sofisticado. A ampla experiência da Pebble em seu campo, juntamente com sua grande base instalada de emissoras líderes no Brasil e no mundo, nos deu confiança na empresa e em suas soluções”.

Maciel explica que o cenário operacional da TV TEM é complexo. O sistema Pebble Automation da TV TEM trabalha como Centralcasting com 4 canais redundantes e um canal spare, além de 4 ingests banda base. O sistema compreende servidores da DELL, incluindo 2 servidores com a função Device Controllers, 2 Databases, 2 servidores Housekeepers, 4 dispositivos Integrated Channel e um Witness. O sistema controla dispositivos externos incluindo 5 switchers IconMaster MCS, 4 VTRs, e um Roteador Platinum da Imagine.

“O ambiente de Central Casting exige múltiplas listas e um grande volume de material que é movimentado por diversos sites”, disse. “Também fez parte do desafio o fato da Pebble controlar e transportar mídias para sistemas de terceiros, sendo três ambientes bem diferentes além da Pebble, incluindo um sistema legado com softwares já defasados e um acervo rodando em nuvem pública”.

A interface do usuário baseada em Web da Pebble, Lighthouse, será usada para monitoração de exibição por toda a emissora, e pode ser usada para controle remoto, se necessário. O sistema também possui uma ponte de banco de dados para sincronizar os metadados do Pebble Automation com os sistemas de backup de uma forma totalmente transparente para o usuário.

“A Pebble foi escolhida por ter uma solução moderna e aderente ao que estávamos buscando”, diz Maciel. “O produto tem uma linha de desenvolvimento sólida e isto traz segurança na tomada de decisões, especialmente quando temos que enfrentar os atuais ambientes híbridos de playout. É importante poder contar com parceiros. A Pebble e a equipe da Videodata estiveram constantemente presentes e trabalharam para encontrar a melhor solução para nós. Tivemos um grande sucesso juntos”.

David Kicks, VP de Vendas para a América do Norte e LATAM da Pebble, disse: “A instalação da TV TEM combina a funcionalidade da Pebble com a flexibilidade para integrar sistemas legados, reduzindo assim os custos de implementação e transformando este fluxo de trabalho de automação em um sistema que está pronto para o futuro”.

“A TV TEM é um parceiro de longa data, e estamos honrados em faze parte desta renovação tecnológica, fornecendo à estação e suas afiliadas a solução automatizada de Playout que tornará os fluxos de trabalho de suas operações muito mais flexíveis”, disse Cicero Assis, Diretor de Vendas da Videodata.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados