Escola UpChord Music, baseada em Pequim, tem feito o streaming de seus cursos online para estudantes do mundo todo com switchers ATEM Mini Pro e ATEM Mini
A Blackmagic Design anunciou que a escola de treinamento UpChord Music, baseada em Pequim, tem feito o streaming de seus cursos online para estudantes do mundo todo com switchers ATEM Mini Pro e ATEM Mini.
Fundada em 2016, a UpChord Music se dedica ao treinamento de produção musical profissional, incluindo composição e arranjo musical, trilhas sonoras e desenho de som para os que desejam se tornar profissionais da música.
A UpChord é diferente do treinamento musical tradicional, onde um professor ou uma professora toca o teclado e nem todos os alunos conseguem ver o dedilhado, além da impossibilidade de escreverem no quadro enquanto improvisam no piano. A UpChord utiliza seu próprio sistema desenvolvido internamente, JoyChord, para resolver esses problemas, ao captar o dedilhado do professor ou professora, convertê-lo para notas musicais e exibir as notas nas telas, tudo em tempo real.
“Não oferecíamos aulas online, até que em 2019, a Academia de Teatro de Xangai solicitou que ensinássemos performance musical aos seus alunos. Não queríamos perder muito tempo viajando entre Xangai e Pequim”, disse Zhicheng Wang, fundador da UpChord Music.
Quando a aula passou a acontecer online, a maior preocupação da UpChord era assegurar que a qualidade das aulas online fosse a mais próxima possível das aulas presenciais. “As aulas online não são simplesmente uma chamada de vídeo online. Como um centro de formação musical, precisamos transmitir aos alunos em 1080p HD com som estéreo de alta qualidade e interação de baixa latência, o que não seria possível com apenas um smartphone ou uma webcam.”
Com a ajuda de ex-alunos da Universidade de Comunicação da China, cuja maioria dos formados trabalha nas indústrias do cinema e teledifusão, Wang criou um sistema de treinamento online combinando seu sistema JoyChord com um switcher de vídeo.
“O primeiro switcher de vídeo que usamos custou mais de 15 mil dólares e suportava até 1080i60. Mas percebemos que o vídeo entrelaçado não cumpria nossas exigências porque as linhas da pauta musical tremiam nos formatos entrelaçados. Conseguimos uma solução para esse problema, mas logo percebemos que isso fazia a pauta musical ficar com um aspecto horrível. Então, começamos a procurar por um switcher com melhor capacidade para 1080p HD.”
“Também queríamos que fosse o mais compacto possível para colocar no flypack e levar para qualquer lugar onde fizéssemos palestras em universidades e escolas diferentes. Optamos pelo ATEM Television Studio HD da Blackmagic Design. Ele era tão compacto que, junto com o HyperDeck Studio Mini, ocupava apenas uma unidade de rack.”
“Quando o ATEM Mini foi anunciado, ele foi muito além do que eu pensava ser um pequeno switcher profissional. O que também mais me impressionou foi a sua capacidade de converter e sincronizar fontes automaticamente, o que era muito favorável para iniciantes. Bastava conectar os cabos e o ATEM Mini tomava conta de todo o resto. O mixer de áudio também é muito poderoso. Então, compramos sem hesitação.”
O novo ATEM Mini Pro chamou a sua atenção novamente quando foi lançado em abril deste ano. O switcher chegava com recursos novos como o streaming baseado em hardware, gravação H.264 e multivisualização. “Também o incorporamos no nosso fluxo de trabalho. A maneira como ele opera é idêntica à operação do ATEM Mini original. Quando eu o ofereci aos professores que vinham transmitindo com o ATEM Mini, eles logo se familiarizaram com o novo modelo.”
“Ambos os modelos nos permitem salvar predefinições, incluindo as configurações do streaming e das janelas PiP, simplificando nosso fluxo de trabalho.”
Para uma aula online típica da UpChord, três alimentações são usadas, incluindo a interface de usuário DAW, a interface JoyChord, composta de um teclado virtual e partituras geradas em tempo real e uma alimentação de câmera que capta o teclado no qual o professor está tocando. Em seguida, elas são enviadas a um processador de vídeo que combina as três alimentações. O vídeo combinado e uma alimentação ao vivo do professor em uma tela verde são então enviados ao ATEM Mini Pro, onde o vídeo do professor é sobreposto à imagem combinada usando o chaveador croma do switcher, enquanto uma sobreposição do logotipo do canal aparece por cima com um chaveador downstream.
O som estéreo é integrado nas alimentações HDMI e a voz do professor é captada por um microfone mono e enviada ao ATEM Mini Pro pela entrada de microfones.
O programa entra por USB-C com capacidade para vídeos HD e som estéreo, além de interação em tempo real, em um computador executando o Zoom.
“Com esta solução de treinamento online criada com o ATEM Mini Pro, quando o surto de coronavírus obrigou grande parte dos centros de treinamento a suspender suas aulas, conseguimos migrar todos os nossos cursos inteiramente online imediatamente. O streaming ao vivo também nos ajudou a quebrar barreiras geográficas, permitindo que nos conectássemos a mais professores excelentes no mundo todo pela internet e oferecer aos nossos alunos conteúdo de alta qualidade mais diversificado”, concluiu Wang.