Home Reportagens V-Nova apresenta inovações em compressão, IA e TV 3.0 do Brasil na IBC 2025

V-Nova apresenta inovações em compressão, IA e TV 3.0 do Brasil na IBC 2025

V-Nova comemora 10 anos no evento e mostra impacto global de suas tecnologias em parceria com broadcasters e players internacionais

Por Ricardo Batalha

A V-Nova, fornecedora de formatos de dados e tecnologias de compressão orientadas por inteligência artificial, celebra sua décima participação consecutiva na IBC 2025 destacando como suas soluções já estão impactando o mercado global de mídia e entretenimento.

Detentora de mais de 1.300 patentes internacionais, a V-Nova é pioneira em formatos de dados computation-aware, que aliviam gargalos no processamento e transporte de vídeo. Suas tecnologias combinam estrutura hierárquica, baixa complexidade de processamento e acesso seletivo a diferentes resoluções ou áreas de interesse a partir de um único arquivo compactado. Essa base tecnológica sustenta padrões internacionais como MPEG-5 LCEVC, SMPTE VC-6, V-Nova PresenZ e contribui para HEVC.

Na feira, a empresa apresentará junto a mais de 50 parceiros avanços que impactam transmissões, streaming, redes sociais, mídia imersiva e fluxos de trabalho com IA. Um dos destaques será a exibição do padrão brasileiro TV 3.0 (DTV+), considerado o mais avançado do mundo, que adotou de forma pioneira o MPEG-5 LCEVC como complemento ao VVC.

No estande 5.A24, o ecossistema LCEVC será demonstrado em toda a cadeia de distribuição, de encoders a chipsets e dispositivos de consumo. Entre os parceiros estão Harmonic, Mirakulo, Jiuzhou e Realtek, que apresentarão soluções já em operação no Brasil, incluindo transmissões UHD HDR abaixo de 10 Mbps atualmente no ar com a Globo no Rio de Janeiro e com SBT e Record TV em São Paulo.

Além das aplicações em broadcast, o LCEVC também será mostrado em casos de uso para streaming, mídias sociais, jogos em nuvem de baixa latência e XR. No estande da V-Nova, haverá demonstrações de realidade virtual e XR em qualidade cinematográfica com seis graus de liberdade, usando o formato PresenZ transmitido com LCEVC e acelerado por tecnologia NVIDIA.

Outro destaque será o uso do SMPTE VC-6 e do LCEVC em aplicações de inteligência artificial, permitindo reduzir custo computacional e consumo de banda no processamento de dados visuais. Em colaboração com a swXtch.io, a V-Nova mostrará como a solução cloudSwXtch com VC-6 possibilita que múltiplos serviços de inferência de IA acessem dados visuais de forma seletiva e em tempo real, com impacto direto em transmissão, segurança e eventos ao vivo.

A V-Nova também participará da programação da conferência da IBC com três painéis:
– The Responsible Media Revolution: Data Driven Sustainable Infrastructure (13 de setembro, 16h45, Hall 14), com o CEO Guido Meardi discutindo inovação responsável e sustentabilidade.
– End to End 4K HDR Without the Bitrate Pain (14 de setembro, 13h15, Hall 5), um bate-papo entre Fabio Murra, da V-Nova, e a Globo sobre a implementação de UHD no Brasil.
– Pixels with Purpose (14 de setembro, 12h15, Hall 4), com Guendalina Cobianchi explicando como o SMPTE VC-6 remove barreiras para aplicações de IA em ambientes de produção ao vivo.

“Já não estamos falando de teoria. O LCEVC está no coração da implantação da TV 3.0 no Brasil, o VC-6 redefine a forma como o vídeo alimenta fluxos de produção e inteligência artificial, e o V-Nova PresenZ abre novas fronteiras para a mídia imersiva. Para nós, compressão não é apenas economia de banda. É sobre habilitar novos serviços, novas experiências e novos modelos de negócio”, afirmou Guido Meardi, CEO da V-Nova.

Site relacionado: http://www.v-nova.com

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados