Validado de forma independente para oferecer maior qualidade com taxas de bits até 40% mais baixas, LCEVC melhora compactação e eficiência de codecs em qualquer dispositivo
A V-Nova alcançou um novo marco na codificação de vídeo ao atingir a padronização internacional MPEG / ISO em sua versão final do padrão MPEG-5 Parte 2 LCEVC (Low Complexity Enhancement Video Coding). MPEG-5 Parte 2 LCEVC é o primeiro padrão de aprimoramento credenciado internacionalmente para qualquer esquema de compressão de vídeo existente e futuro. Ele melhora o desempenho de compressão de qualquer codec de vídeo básico (por exemplo, AVC, HEVC, AV1, EVC ou VVC) e oferece qualidade de imagem aprimorada com taxa de bits até 40% menor para streaming ao vivo e streaming em transmissão VoD.
Além disso, fornece uma melhoria de 2 a 4 vezes na eficiência da codificação computacional. O LCEVC permite fluxos de trabalho de entrega de vídeo mais ecológicos e econômicos enquanto mantém a compatibilidade com o ecossistema de codecs aprimorado de dispositivos. Ele permite que os serviços melhorem a qualidade da experiência do visualizador sem a necessidade de duplicar fluxos de trabalho ou aguardar ciclos de substituição de dispositivos.
Guido Meardi, CEO e cofundador da V-Nova, se mostra orgulhoso de que a empresa “contribuiu para este padrão inovador, como parte de uma colaboração de sucesso com líderes do setor. O LCEVC está pronto para oferecer imediatamente uma mudança radical no uso e na lucratividade de uma série de serviços existentes. A norma tem ampla aplicabilidade, já estamos observando uma grande tração e estamos comprometidos em garantir uma adoção rápida.”
Na entrega de esportes ao vivo, quando milhões de transmissões simultâneas são servidas para todos os tipos de dispositivos, o LCEVC oferece maior confiabilidade, reduzindo eventos de amortecimento e aumentando a qualidade. Também ajuda a minimizar a latência, facilitando novos modelos de negócios, como apostas e outros aplicativos de interatividade em tempo real.
“Como um dos destinos líderes mundiais em mídia esportiva e esportes eletrônicos, estamos muito entusiasmados com as oportunidades revolucionárias que o MPEG-5 LCEVC apresenta”, enfatizou Luis Vicente, CEO do grupo Eleven Sports. “Isso mudará o mundo da entrega de vídeos de esportes, mídia e entretenimento, oferecendo melhores serviços a um custo substancialmente menor. Também estou convencido de que terá um papel importante em nossa jornada em direção à latência zero. Definitivamente, estamos procurando nos tornar um dos primeiros a adotar”, completou.
Tanto as plataformas de mídia social quanto os esportes eletrônicos estão considerando o LCEVC como uma ferramenta fundamental para impulsionar experiências de usuário aprimoradas. Karam Malhotra, vice-presidente global e parceiro da ShareIt, afirma que “como um dos maiores ecossistemas sociais e de entrega de conteúdo do mundo, o LCEVC oferece a oportunidade de impulsionar o crescimento e a lucratividade, aumentando o envolvimento do usuário e reduzindo o envolvimento do usuário. custos operacionais ao mesmo tempo.”
O LCEVC também permitirá avanços notáveis na videoconferência. Isso inclui cirurgia remota e treinamento médico com vídeo de alta resolução na mesma conexão de banda larga. Em termos de serviços de transmissão global, o LCEVC permite uma atualização rápida, perfeita e econômica para uma qualidade de imagem superior em todos os dispositivos, independentemente da largura de banda.
“O LCEVC se tornará a base da entrega de conteúdo de vídeo graças à sua compatibilidade com todos os codecs básicos (H.264, HEVC, AV1, etc.). Posso ver o LCEVC sacudindo o negócio de streaming imediatamente”, concluiu Fathi Albatie, chefe de serviços de transmissão da Al Jazeera Media Network.