Novos dados publicados pelo WorldDAB oferecem uma visão geral das vendas de receptores DAB, cobertura de estradas e população, penetração domiciliar e número de estações nacionais no DAB / DAB +
O último relatório do mercado WorldDAB revela que, no final do segundo trimestre de 2019, mais de 82 milhões de receptores DAB / DAB + automotivos e de consumo haviam sido vendidos na Europa e na Ásia-Pacífico, em comparação com 71 milhões no ano anterior. Os novos dados publicados pelo WorldDAB oferecem uma visão global das vendas de receptores DAB, cobertura de estradas e população, penetração doméstica e número de estações nacionais no DAB / DAB + em comparação com FM. O relatório abrange a Alemanha, Austrália, Bélgica, Dinamarca, França, Itália, Noruega, Holanda, Reino Unido e Suíça.
No nível pan-europeu, o Código Europeu de Comunicações Eletrônicas (EECC), adotado em dezembro de 2018, exige que todos os rádios para carros novos na UE possam receber rádio digital terrestre até o final de 2020. Itália e França já têm legislação para garantir que cumpram a diretiva em 2020, com os respectivos regulamentos que também abrangem os destinatários dos consumidores.
Mais recentemente, a Alemanha alterou sua lei de telecomunicações para estar em conformidade com o EECC e, em 21 de dezembro de 2020, todos os novos rádios para carros e receptores de consumidores capazes de exibir o nome de uma estação devem ter capacidade digital.
As principais conclusões do relatório WorldDAB destacam que mais de 40 milhões de destinatários foram vendidos no Reino Unido e 65% das famílias têm pelo menos um destinatário DAB. Na Alemanha, mais de 14 milhões de destinatários foram vendidos e 23% das famílias alemãs possuem pelo menos um receptor DAB. Já na Suíça , 65% de toda a audição de rádio é feita através de plataformas digitais e 35% de toda a audição é feita através do DAB +. A Suíça também confirmou que a conversão digital ocorrerá até o final de 2024.
Itália, França, Holanda e Bélgica mostram sinais positivos de crescimento no ano passado. Na Noruega, após a transição para a tecnologia digital em 2017, a audição por rádio voltou a níveis semelhantes aos alcançados em 2016. Na Austrália, 73% dos carros novos agora são vendidos com DAB +, comparado a 60% em 2018. A indústria de rádio comercial também lançou a maior campanha DAB + focada no consumidor desde o lançamento de serviços regulares na Austrália há dez anos.
O DAB também está passando por uma atividade significativa na África, Ásia e Oriente Médio. O infográfico detalha o status da implementação em 24 mercados emergentes, incluindo informações sobre ensaios e cobertura populacional.
O presidente do WorldDAB, Patrick Hannon, comenta que “2019 foi um ano excepcional para o rádio DAB +. O Código Europeu de Comunicações Eletrônicas está transformando o cenário das rádios européias, impondo recursos terrestres digitais em todos os novos rádios automotivos. Este ano vimos o lançamento do DAB + na Áustria e na Suécia e no próximo ano a França lançará o DAB + em todo o país. Na região da Ásia-Pacífico, a Austrália vê os níveis mais altos de DAB + em carros novos, e a Tunísia é o primeiro país da África a lançar serviços regulares de DAB +.”
“Nos últimos doze meses, 12 milhões de receptores DAB foram vendidos em todo o mundo, e esperamos que esse número aumente em 2020 à medida que a aceitação do DAB + continuar a aumentar”, conclui.