As redes de vídeo e áudio estão convergindo e as emissoras estão repensando sua infraestrutura, e a Lawo responde a este desafio com inúmeras novas soluções
Como pioneiros em aplicações IP para ambientes de broadcast, a Lawo chega a NAB 2019, feira de tecnologia, entretenimento e novas mídias realizada em Las Vegas (EUA) entre 8 e 11 de abril, com um amplo portfólio de soluções. Andreas Hilmer, diretor de marketing e comunicação, diz que “toda vez que as emissoras se encontram, a questão é o IP. As redes de vídeo e áudio estão convergindo a um ritmo incrível e as emissoras estão repensando sua infraestrutura. Nós não falamos sobre IP … nós fazemos isso! Contribuímos para o sucesso de nossos clientes em mais de 50 grandes projetos de IP no mundo real”.
Existem inúmeras novas soluções com as quais o fabricante alemão vai para Las Vegas. Uma dessas propostas é sua tela múltipla. A Lawo adicionou suporte para formatos OTT compactados ao seu aplicativo multivisualizador Vmmatrix vm_dmv infinitamente expansível. O mecanismo de decodificação LiveView permite que o multivisualizador exiba os formatos de produção (ST2110/ST2022-6) e os formatos de transmissão compactados (HEVC/H.264/MPEG/OTT) na mesma tela para visibilidade de ponta a ponta. O mecanismo é um aplicativo de software puro, executado em servidores x86 COTS ou como um dispositivo virtualizado.
Agora, oferece suporte total para formatos compactados e descompactados de 4K/UHD, 3G, HD e SD. Escala linearmente para qualquer tamanho, adicionando mais capacidade de processamento V__matrix C100. O IP e a natureza integrada definidos pelo software V__matrix fornecem uma solução preparada para o futuro para qualquer projeto SDI de baseband, híbrido ou IP puro. Suporta áudio incorporado e discreto e funciona com mosaicos de pixel perfeitos com latência ultra baixa. Os desenhos intuitivos de drag’n’drop são fáceis de fazer com o “theWALL” de Lawo.
Por outro lado, a Lawo adicionou novos recursos de Auto-Topologia, Monitoramento PTP, Nuvem e Armazenamento de Dados à Solução de Telemetria em Tempo Real e Monitoramento do Sistema SMART. Lançado na NAB 2019, o SmartDASH Auto-Topology Microservice descobre, registra e documenta automaticamente a topologia da rede IP e apresenta o status do dispositivo em tempo real. Além disso, o novo microsserviço de monitoramento de PTPs detecta, classifica e analisa o PTP na camada de rede, atuando como um receptor bloqueado e referenciado para medições de tempo essenciais para fluxos de vídeo, áudio e dados. Novos recursos incluem detecção automática de PTP, modos de tipo, histogramas, portas escravas e status de bloqueio.
O SmartDASH agora também pode ser executado em máquinas virtuais e na nuvem para executar a análise de dispositivos de rede de aplicativos baseados em nuvem, por exemplo, canais de transmissão virtualizados. O SmartDASH é compatível com soluções baseadas em AWS, Google, VM Networks e outras. O novo SmartDS é uma solução de armazenamento de dados complementar ao SmartDASH, que permite aos usuários gravar e armazenar meses de alarmes e dados, registrando tudo, desde a largura de banda da rede até a perda de sinal.
A função de relatórios SmartDASH pode acessar e analisar dados SmartDS para criar relatórios abrangentes para os níveis de operações, engenharia e gerenciamento de uma organização. Por último, mas não menos importante, o SmartSCOPE agora é compatível com os formatos de vídeo de produção ao vivo SMART ST2110-20/21/30/40 e ST2022-6/7, além de sua compatibilidade com os formatos de transmissão existentes. Como resultado, o SmartSCOPE permite o monitoramento integrado de fluxos compactados e descompactados em sistemas híbridos de alta capacidade.
No que diz respeito à produção de áudio, o painel de controle de nível duplo para os consoles de áudio mc2 56 e o motor DSP de alta densidade A__UHD Core é outra inovação. Em sua estréia nos EUA, a opção Dual Fader Panel para o console mc²56 MkIII baseado em IP da Lawo suporta até 144 faders em um tamanho muito compacto. A opção de duplo fader incorpora a revolucionária tecnologia de Lawo LiveView thumbnail, colocando previews de sequências de vídeo em faixas de fader. Todos os faders de console podem ser equipados com o novo módulo de faders duplos ou com o módulo fader padrão com seção de controle livre expandida.
O núcleo A__UHD, um mecanismo DSP de áudio IP definido por software para consoles mc2, que também é teve estreia nos EUA está pronto para entrega, suporta 1.024 canaias de DSP mc² com todas as funções que um único mc² pode usar para as produções mais exigentes ou compartilhamento entre até quatro consoles. Oito interfaces independentes de rede 10/1GbE com SFPs permitem o uso de redes redundantes através do switch de proteção (SPS) ST2022-7. A capacidade total de E/S da rede do A__UHD Core é de 40.000 canais de áudio de 48 kHz/24 bits.
Também destacados em seu portfólio estão os nós de áudio de alta densidade A__stage para aplicações WAN e LAN. Três novos nós de áudio de alta densidade A__stage servem como caixas de cena de áudio IP para consoles mc², extensões de áudio para o ecossistema V__matrix ou como gateways de áudio IP independentes. O A__stage48 fornece 16 entradas de microfone/linha, 16 saídas de linha, 8 entradas/saídas AES3 e um par MADI redundante em 3RU. A__stage64 tem 32 entradas de linha/microfone XLR, 16 saídas de linha XLR, 8 entradas/saídas XLR AES3 e um par MADI redundante em 4RU, enquanto o A__stage80 inclui 32 entradas de mic/linha, saídas de 32 linhas, 8 entradas/saídas AES3 e um par MADI redundante em 3RU. As três unidades convertem os sinais analógicos Mic & Line, AES3 e MADI em sequências SMPTE 2110-30/31, AES67 ou RAVENNA e suportam redundância de sequências de classe C 2022-7 em ambientes LAN e WAN.
O Power CoreRP da Lawo é uma nova solução de produção de áudio IP tudo-em-um com E/S modular e capacidade de WAN integrada. Power CoreRP apenas 1RU, possui um processamento de áudio no local de baixa latência para monitorar e mixar IFB de até 64 entradas, 64 canais de processamento e 16 buses AUX estéreo, com controle remoto total dos parâmetros relevantes do canal a partir das linhas de canais dos consoles mc². Uma interface gráfica do usuário da tela sensível ao toque está disponível para operações no local e remotas. O Power CoreRP é o companheiro perfeito para a solução de entrada de vídeo V__remote4 da Lawo.
Finalmente, para rádio on-air, a Lawo exibe na NAB os painéis de usuário com tela sensível ao toque VisTool Solo e novas funções para o console de mixagem de rádio Ruby.
O VisTool Solo é uma versão light do software Vister GUI-Builder da Lawo, para uso em tablets com tela sensível ao toque do Windows. Os radiodifusores podem criar “painéis de usuários” gráficos de página única, substituindo o hardware por uma interface gráfica de usuário tátil e elegante, adaptada ao fluxo de trabalho de talentos. Uma biblioteca de gráficos vetoriais com botões, botões rotativos, faders e medidores permite que você crie painéis de seleção, controles liga/desliga/silenciamento nos microfones, telas de relógio/temporizador e até mesmo permite controlar o talento dos faders virtuais. Perfeito para posições de host, produtor, convidado e notícias, ou como um ponto de controle conveniente para instalações de engenharia.
Finalmente, o console de mixagem Ruby lança o SMPTE ST2022-7 Seamless Protection Switching, que adiciona links de rede separados e simultâneos da AoIP para uma rede perfeita em aplicativos de missão crítica. Elegante, intuitiva e poderosa, a interface gráfica de usuário sensível ao contexto e personalizável do Ruby fornece um fluxo de trabalho suave e integrado que complementa os controles físicos familiares para uma operação livre de erros nos ambientes de produção mais rápidos.