Video Shack foi contratada pela produtora Intervideo, do jornalista Roberto D’Ávila, para digitalizar 250 horas de conteúdo armazenado em fitas Betacam-SP
A Video Shack Laboratório, empresa carioca especializada em digitalização de acervos audiovisuais, foi contratada pela produtora Intervideo, do jornalista Roberto D’Ávila, para digitalizar 250 horas de conteúdo armazenado em fitas analógicas Betacam-SP, do período compreendido entre os anos 1994 a 2003.
Segundo Ricardo Langer, diretor da Video Shack, este trabalho é muito importante pelo valor histórico de seu conteúdo. O acervo é composto pelos programas “Conexão Roberto D’Ávila”, “Persona” e “Abertura” que marcaram época na história da TV no Brasil. São inúmeras entrevistas com personalidades relevantes do cenário político, econômico e artístico, que foram exibidos na TV Tupi, Band, TV Manchete e TV Cultura. Conhecido por entrevistar personalidades de peso, o jornalista já conversou com nomes como: Oscar Niemeyer, Fidel Castro, Desmond Tutu, Vinicius de Moraes, Woody Allen, Nancy Reagan, Jorge Amado, entre muitos outros. Além das inúmeras entrevistas, o acervo também contém programas como “Os Brasileiros” e “Xingu”.
Central Técnica na Video Shack
Para a digitalização, estão sendo disponibilizados equipamentos de alto desempenho na Central Técnica da Video Shack, afirma Langer: Players Betacam-SP com cabeças novas, placas de captura Black Magic, up-converters da AJA, processadores de sinal da Snell&Wilcox, monitoração técnica Tektronix, e workstations MAC Pro. Todo fluxo de trabalho é armazenado no formato H.264 em definição 1920×1080.
No processo, todas as fitas são avaliadas para identificação de unidades eventualmente contaminadas por fungos, e se necessário, são separadas para restauração antes de serem digitalizadas.