A Blackmagic Design revelou que o videoclipe do grande sucesso “Habit”, da banda japonesa Sekai no Owari, foi colorizado com o software de edição, gradação, efeitos visuais (VFX) e pós-produção de som DaVinci Resolve Studio utilizando o painel de controle DaVinci Resolve Mini Panel. A música foi reproduzida no TikTok mais de 1,5 bilhão de vezes, e o videoclipe, que teve mais de 88 milhões de visualizações no YouTube em quatro meses, também utilizou um monitor/gravador Blackmagic Video Assist 7” 12G HDR durante as filmagens.
A letra de “Habit” diz para os jovens não se rotularem e viverem presos a uma categoria. A banda quis incentivar os jovens a deixar para atrás esses maus hábitos e viver suas vidas como quiserem. No videoclipe, os membros da banda estão vestidos como professores, e dançarinos profissionais estão vestidos como alunos, e todos estão apresentando uma dança única, que se tornou uma sensação chamada “dança do hábito”.
O vídeo foi filmado pelo diretor de fotografia Koretaka Kamiike e colorizado por Hajime Kato da is’eye inc de Tóquio utilizando o DaVinci Resolve Studio e um DaVinci Resolve Mini Panel. “Trabalhei como diretor/editor e conheci o Koretaka em um projeto que dirigi. Depois, ajudei o Koretaka com a gradação de um videoclipe que ele gravou, o que levou a dezenas de trabalhos do tipo. Agora, estou trabalhando mais como colorista”, disse Kato.
“No estúdio de Kato trabalhamos juntos para desenvolver e criar nossos melhores visuais. Desde que começamos a trabalhar juntos, fizemos muitas abordagens experimentais à colorização, então hoje ele logo entende o que eu quero fazer, o que me deixa mais confortável ao trabalhar com ele. Além disso, podemos tentar ousar juntos”, afirmou Kamiike.
Kamiike usou o Video Assist 7” 12G HDR no set para o videoclipe. “Sempre trago o Video Assist comigo quando vou gravar, pois ele é compacto e leve. A reprodução do Video Assist é muito rápida e pode ser usada de maneira intuitiva, então posso pedir ao meu assistente ou à equipe de produção para operá-lo. Ele também me oferece muitas opções de codec para gravação, e acho ótimo que ele seja compatível com cartões SD”, declarou Kamiike.
Kato falou sobre o visual do videoclipe de “Habit”. “Koretaka e eu criamos um visual mais cinematográfico primeiro adicionando granulações, mas quando o diretor passou a fazer parte, decidimos dar um tom mais moderno criando um visual digital sem granulações”, explicou.
“Para expressar sentimentos de introversão e extroversão nas letras, fiz a gradação por cenas. Nas cenas de introversão, deixei a cena mais escura, porém, tentei manter os detalhes na sombra. Também adicionei tons azuis em tons médios para destacar uma área em várias cenas, mas modifiquei a quantidade de tons azuis em cada cena. O DaVinci Resolve Studio me permitiu ajustar facilmente a intensidade da gradação por nó. Eu também uso muito a Máscara Mágica do Resolve ao colorizar e utilizo a ferramenta para ajustar a cor da parede e dos membros da banda”, continuou Kato.
“A cena da sala de aula foi desafiadora. Não conseguimos ajustar a iluminação, pois ela seria vista no quadro. Seria ótimo conseguir ter filmado nas melhores condições, mas nem sempre é assim. Nessas situações, faço uso do poder do DaVinci Resolve e gravo pensando que posso melhorar a cena na gradação usando o Power Windows”, detalhou Kamiike.
O videoclipe viralizou nas redes sociais graças à música e à dança, o que impulsionou HIKAKIN, um famoso YouTuber, a criar um vídeo colaborativo. O vídeo foi criado para ser exatamente como a versão original e também foi colorizado por Kato. “Como foi filmado em uma câmera diferente e em um local diferente, foi muito difícil adequar ao visual original, mas com o DaVinci Resolve, eu consegui ver de perto o original”, comemorou Kato.
Kamiike comentou no DaVinci Resolve Studio: “O DaVinci Resolve é uma ferramenta que salva vidas quando você precisa de ajuda, mas ele é mais do que isso. Ele adiciona constantemente novos recursos que nos impulsionam a criar trabalhos melhores. “Sem dúvidas, o DaVinci Resolve aperfeiçoa o seu trabalho. Eu consigo controlar as cores do jeito que eu as tenho na minha mente”, concluiu Kato.
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube