A organização da IBC 2022, que ocorre de 9 a 12 de setembro, em Amsterdã (HOL), confirmou através de um webinário os principais palestrantes da IBC Conference, evento paralelo à feira que reunirá líderes de marcas como Warner Bros. Discovery, Paramount, Universal Pictures e Marvel Studios.
A IBC deste ano reunirá alguns dos líderes de pensamento mais influentes do setor para apresentar palestras, painéis de discussão e white papers sob o tema ‘O que vem a seguir? Projetando o futuro juntos’. O evento explorará as principais tendências e tecnologias que moldam o futuro da mídia, como metaverso, estratégias de publicidade orientadas por dados, modelos de negócios híbridos e migração para a nuvem.
Os oradores principais confirmados incluem Eddie Drake, CTO da Marvel Studios; Antônio Guarino, vice-presidente executivo de operações técnicas mundiais da Paramount Global; Renard Jenkins, vice-presidente sênior de integração de produção e serviços de tecnologia criativa da Warner Bros. Discovery; Michael Wise, vice-presidente sênior e diretor de tecnologia da Universal Pictures; Lewis Smithingham, vice-presidente sênior de inovação da Media Monks; Raymundo Barros, CTO da Globo; e Archana Anand, diretora de negócios da ZEE5 Global. Jo Mayer, chefe de marketing da IBC, comentou que em breve mais mulheres serão adicionadas ao elenco para configurar um cenário final mais equilibrado.
Paralelamente, o IBC Partner Program sediará as novas sessões gratuitas do IBC Changemaker, reunindo pioneiros do setor como RISE, Albert, MovieLabs, HBS e Soho Media Club para explorar tópicos como aumento da igualdade, avanço da sustentabilidade e conscientização sobre saúde mental, bem como como as últimas ideias em criatividade e tecnologia.
O palco Content Everywhere, localizado no Hall 5, também apresentará um programa de palestras abrangendo temas como transmissão ao vivo e vídeo sob demanda; alcançar baixa latência; descoberta de conteúdo e recomendações; participação do público; modelos de monetização e tecnologia de publicidade; estratégias de desenvolvimento de software; e fragmentação do dispositivo.
Soma-se a esse amplo e diversificado leque de conteúdos o novo IBC Showcase Theatre, no Hall 12, que oferecerá demonstrações ao vivo, master classes e reflexões sobre as principais tendências e oportunidades dos principais provedores de tecnologia, como Accenture, Amazon Web Services (AWS), EVS e Zixi.
Michael Crimp, CEO da IBC, garantiu que a edição de 2022 da feira será um retorno à normalidade após os modelos híbridos dos anos anteriores. Esta opinião é sublinhada por Steve Connolly , gerente de vendas da IBC, que afirma que com 850 expositores (um número que “cresce ao longo das semanas”), “as expectativas colocadas neste momento” foram superadas. Como contexto, em 2019 foram mais de 1.700 expositores, pelo que esta edição pode ser entendida como um evento de transição à medida que a normalidade recupera gradualmente após a fase mais agressiva do Covid-19.
A IBC destacou que marcas como ARRI, Avid, AWS, Blackmagic Design, Canon, EVS, Fraunhofer, Grass Valley, Hewlett Packard, MediaKind, Meta, Nagra, Ross Video, Sony e Synamedia, entre outras, estarão na RAI em Amsterdã. As empresas que planejam estrear na IBC este ano incluem Ad Insertion Platform, Blitz micro, Ceeblue, Castify.ai, Castr Live Streaming, Green Streams, PikoTV, LiveAPI, Riverside.fm e XroadMedia.
Inovação na IBC 2022
O programa IBC Accelerator Media Innovation retorna a Amsterdã reunindo empresas de mídia pioneiras e parceiros de tecnologia de ponta para colaborar na solução de desafios do mundo real e impulsionar avanços em diversas áreas. Os projetos Accelerator deste ano, que serão apresentados no Palco de Inovação da feira, são os seguintes:
Eventos ao vivo baseados em nuvem, análises e protocolos de baixa latência
Arquitetura unificada na nuvem para agilizar o processo de localização
Estúdio de notícias da próxima geração
5G e a futura arena para eventos XR
Produção remota 5G no meio do nada
Experiências narrativas e musicais dirigidas por áudio 6DOF no metaverso
Vídeo volumétrico para transmissão, produção metaverso e ativos RT3D
Compartilhar conteúdo multimídia, monetização e sistemas de micropagamento por meio da cadeia de blocos
Entre as empresas que depositaram seu talento para viabilizar esses desenvolvimentos estão Barco Digital Cinema, BBC, BT Media & Broadcast, BT Sport, Connected Ideas Limited, ESL/Weavr, FOX Sports, HADO, Hochschule Luzern, ITV, King’s College London, Olympic Broadcasting Services, Paramount, Production Park, RTÈ, Scotland 5G Centre, TV2, Trinity College Dublin, Unity Technologies, University of Strathclyde, Unreal Engine/Epic Games, Vodafone, Warner Bros Discovery, DAZN, Eluv.io, Fabric, Magic Beans, Net Insight, Tata Elxsi, TuneURL, Vidispine, Volograms, White Light, Zixi e outros a serem anunciados em breve.
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube