A emissora pública regional alemã Westdeutscher Rundfunk (WDR) implementou um backbone de comunicação e distribuição de sinal da Riedel para a transmissão da UEFA Euro 2024 pela ARD. O Campeonato Europeu de Futebol de 2024 (UEFA Euro 2024) foi vencido pela Espanha, que derrotou a Inglaterra por 2 a 1 na final, realizada no Estádio Olímpico de Berlim em 14 de julho.
Em parceria com a Broadcast Solutions e a Divisão de Tecnologia Gerenciada da Riedel, a infraestrutura de mídia e intercomunicação no Broadcast Center Cologne (BCC) da WDR foi ampliada temporariamente para permitir uma produção remota flexível e eficiente para TV linear, rádio, internet e redes sociais.
A WDR optou por uma produção remota centralizada em sua sede em Colônia, o que ajudou a reduzir custos com viagens e pessoal. Todas as transmissões da UEFA foram organizadas de forma centralizada através da sala de controle da emissora pública alemã em Mainz, onde foram decodificadas e enviadas por fibra óptica diretamente para Colônia. Além disso, os sinais de até seis câmeras unilaterais com áudio embutido foram transmitidos de cada estádio para Colônia. Lá, todas as transmissões convergiam em uma sala de despacho utilizada pela equipe de produção, redação e técnicos, sendo distribuídas por todo o campus de Colônia.
Felix Demandt, diretor de projetos da Riedel Communications, afirmou: “A ARD queria estar nos estádios, com os torcedores, no centro da ação, mas não queria abrir mão de uma forma centralizada de trabalhar. Em produções anteriores de grande escala, uma unidade móvel com uma grande equipe precisava estar no estádio. Hoje, a produção pode ser controlada centralmente a partir de Colônia com uma pequena equipe no local. Isso não só é mais eficiente, mas também permite à equipe reagir de forma mais ágil aos dinâmicos requisitos de produção da Eurocopa 2024.”
Fluxo de trabalho
Devido ao grande número de sinais adicionais que precisavam ser processados no BCC, a infraestrutura da WDR foi ampliada temporariamente com 17 nós MediorNet MicroN UHD. Dez desses nós foram equipados com o aplicativo Standard App para sincronizar os feeds não sincronizados da UEFA com o relógio da emissora, permitindo uma distribuição flexível dos sinais de vídeo e áudio. Os sete nós restantes utilizaram o aplicativo MultiViewer para capacidades escaláveis de multivisão. A camada de orquestração, interface humana do Broadcast Solutions, foi escolhida para controlar e configurar a infraestrutura.
“Por meio de sua unidade móvel Ü3 OB, nossos parceiros da WDR já estavam familiarizados com a combinação poderosa do MediorNet e da interface humana hi. Sabiam que a interação entre o MediorNet e a interface hi é muito fácil de usar, escalável e confiável”, ressaltou Humphrey Hoch, gerente de produtos da Broadcast Solutions. “Com um total de 29 painéis de hardware e licenças de software, a WDR conseguiu ter acesso flexível ao sistema hi, desde o BCC de Colônia até o bairro alemão de Herzogenaurach.”
Além do sistema de intercomunicação existente, a WDR alugou um nó adicional do Riedel Artist com placas MADI para conectar as estações de comentaristas nos estádios, além de painéis de intercomunicação adicionais para acomodar o maior número de estações de trabalho.
A integração da Eurocopa 2024 às operações regulares da WDR exigiu um planejamento cuidadoso para garantir que seus processos habituais não fossem interrompidos. Por exemplo, a sala de controle da Euro 2024 foi separada da sala de controle principal da WDR para garantir o processamento exclusivo dos conteúdos da Eurocopa. A colaboração estreita desde o planejamento do sistema até a implementação técnica garantiu que o sistema atendesse às necessidades da WDR e funcionasse perfeitamente.
“Com uma produção remota avançada e eficiente, a WDR alcançou uma cobertura de primeira classe do Campeonato Europeu de Futebol de 2024. Estamos felizes por ter contribuído para esse sucesso com nossos serviços e tecnologias”, concluiu Demandt.
Site relacionado: https://www.riedel.net/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube