Com o objetivo de enfrentar os principais desafios na produção de notícias, como a velocidade de produção, a complexidade na tomada de decisões editoriais e os altos custos de infraestrutura, a Wolftech e a Marquis confirmaram um acordo promissor durante a IBC 2023 em colaboração com a Avid e a Sony.
Graças a essa parceria voltada para a automação da gestão de metadados, ao atribuir uma câmera Sony a uma história de notícias ou produção da Wolftech, seus dados de planejamento podem ser enviados para cada câmera através do Portal C3 da Sony, de modo que os metadados sejam vinculados de forma fundamental e única a cada arquivo gravado. Quando esses conteúdos chegam aos sistemas da Avid, a colaboração entre a Wolftech e a Marquis permite uma edição rápida de proxy e uma rápida vinculação à extração parcial de conteúdo de alta resolução, um processo totalmente automatizado que pode ocorrer a partir do Portal C3 da Sony, da câmera Sony ou de uma cópia dos cartões da câmera. Por fim, ao realizar a relinkagem, a linha do tempo de proxy da Avid muda para a versão de alta resolução.
Segundo a Wolftech, a agilização dos processos é especialmente notável em processos de produção remota 5G para notícias ou documentários sem roteiro. Neste último caso, a empresa destaca na IBC 2023 que é possível economizar a transferência de 99,5% do conteúdo de alta definição.
Durante todo o processo, os dados de planejamento da Wolftech, incluindo localizações, descrições, participações como convidados e muitas outras palavras-chave valiosas, são mantidos e aprimorados ao longo do processo de produção, com a Marquis criando automaticamente estruturas adequadas no MediaCentral. Isso otimiza os processos de automação nos fluxos de trabalho de produção, proporcionando maior benefício às bibliotecas derivadas e à exploração comercial.
Arme Berven, CEO da Wolftech, enfatiza a necessidade de “desbloquear ricos metadados de produção para impulsionar uma inovação viável na cadeia de suprimentos de notícias e produção”. Para isso, o trabalho da Marquis tem sido essencial. O diretor geral da Marquis, Paul Glasgow, resume a iniciativa da seguinte forma: “Quando nos reunimos pela primeira vez com a Wolftech, ficou claro que tínhamos a oportunidade de construir uma infraestrutura conjunta que simplificaria, aceleraria e eliminaria os riscos nos fluxos de trabalho de produção. O modelo é flexível o suficiente para cobrir quase todos os estilos de produção, desde notícias e ficção até produções sem roteiro”.
Acordos com Adobe, Vidispine, LiveU…
A Wolftech também assinou recentemente outros acordos que expandem as possibilidades de seu ecossistema, buscando aumentar a acessibilidade e versatilidade da plataforma.
Entre eles está a parceria com a Adobe para integrar aplicativos e serviços da Creative Cloud e do Frame.io em sua plataforma, um acordo que se espera que se expanda com o passar dos meses; uma colaboração com a VidiCore, um motor flexível e escalável para gerenciar, organizar, indexar e transformar ativos em conteúdo pronto para distribuição; a introdução de soluções de verificação de fatos automatizada através do Factiverse, novidade que em breve estará disponível na plataforma e virá acompanhada de uma API para personalizar essa função; e uma colaboração com a LiveU para atribuir fontes ao vivo de mochilas às histórias criadas com a tecnologia da Wolftech.
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube