A Blackmagic Design anunciou que a casa noturna WOMB, de Shibuya, uma das maiores do Japão e eleita uma das melhores do mundo, instalou um novo sistema de transmissões e apresentações ao vivo com câmeras digitais cinematográficas e switchers de produção da Blackmagic Design. Com a colaboração técnica da YELLOW Inc., o novo fluxo de trabalho de streaming conta com vários produtos da Blackmagic Design, incluindo cinco câmeras Blackmagic Studio Camera 4K Pro e um switcher ATEM Television Studio Pro 4K.
A WOMB é uma casa noturna diferenciada que traz o melhor da música eletrônica atual para os fãs em Tóquio e que impulsiona artistas residentes à fama internacional. O espaço, equipado com sistemas de som e iluminação de primeira linha, é reconhecido no mundo todo, com presença constante no ranking anual “Top 100 Clubs” da DJ Mag, uma das revistas sobre música eletrônica mais importantes do mundo.
Os eventos, que atraíam muitos clientes não só do Japão, mas do mundo todo, foram suspensos pelas restrições a espetáculos presenciais devido à covid-19. A equipe da WOMB decidiu investir mais em transmissões ao vivo, que já haviam feito algumas vezes, introduzindo streaming ao vivo em cada um dos três palcos.
Por volta de setembro de 2021, a casa noturna finalmente retomou os eventos com público e então decidiu implementar uma solução de streaming completa. A WOMB instalou cinco câmeras Blackmagic Studio Camera 4K Pro, além de um ATEM Television Studio 4K, Web Presenter 4K e Video Assist 12G HDR.
“Como não podíamos realizar apresentações musicais devido à quarentena, muitos artistas se viram obrigados a migrar para o mundo online. Foi nessa época que descobri o ATEM Mini da Blackmagic, e recomendei muito que nossos artistas tivessem um também. Ajudamos esses artistas na transmissão de suas performances”, disse Gak Nagamatsu, presidente da YELLOW Inc., responsável pelo marketing digital e pelas transmissões ao vivo da WOMB, e também músico, com nome artístico YELLOCK.
Nagamatsu continuou usando o ATEM Mini em transmissões e agora aprimorou o sistema de streaming para transmitir os eventos com público da WOMB. “É revolucionário que as casas noturnas e os artistas consigam trazer o público para o local do evento enquanto transmitem para as pessoas que não puderam comparecer. E o streaming ainda gera uma fonte de renda extra. Graças aos equipamentos da Blackmagic, pudemos nos expressar de maneiras diferentes”, disse Nagamatsu.
“A luz ambiente básica é muito escura por se tratar de uma casa noturna. Já a iluminação e as telas LED são muito brilhantes, então precisávamos de uma câmera com uma ampla faixa dinâmica. O espaço é grande, então foi fundamental poder utilizar os cabos em longas distâncias. Também queríamos uma câmera que pudesse ser controlada remotamente, então instalamos a Blackmagic Studio Camera 4K Pro. Como nem sempre temos um operador de câmera, foi muito prático poder controlar a câmera com o ATEM Television Studio 4K Pro”, afirmou.
O DJ Aki foi DJ residente durante 20 anos na 06S, a maior festa do estilo Drum’n’Bass da Ásia, muito popular na WOMB. “Quando a casa estava fechada e eu não podia mais trabalhar como DJ, meus amigos me disseram para fazer isso em casa. Foi aí que comecei a usar o ATEM Mini. Desde então, faço transmissões de música há dois anos, toda semana. Eu não tinha nenhum conhecimento técnico quando comecei. Fazia tudo do meu jeito, por exemplo, configurar as câmeras e criar planos de fundo com chave croma. Atualmente, sou MC, VJ, DJ e alterno quatro câmeras sozinho. O ATEM Mini é muito bom para os DJs que querem fazer transmissões de suas músicas”, disse Nagamatsu.
Um dos primeiros usos do novo fluxo de trabalho de streaming foi o recente evento da 06S, onde o DJ Aki tocou diante do público como DJ residente com transmissão na Twitch. As imagens foram captadas por câmeras Blackmagic Studio Camera 4K Pro, alternadas com o ATEM Television Studio Pro 4K e transmitidas com o Web Presenter 4K. O público também teve uma participação interativa na cenografia enviando comentários, e tudo foi controlado com o ATEM Television Studio Pro 4K.
É esperado que o número de transmissões ao vivo de eventos aumente. No entanto, Nagamatsu e sua equipe não estão interessadas em simplesmente transmitir eventos do jeito que eles são. “Claro, podemos proporcionar transmissões com qualidade profissional dos eventos como eles são. Mas isso seria uma transmissão ao vivo convencional, o que não é interessante para os espectadores. Como os SDKs dos produtos Blackmagic estão disponíveis publicamente, esperamos oferecer uma nova experiência de streaming para o mundo. Por exemplo, modificando o design do palco para incorporar os comentários do público online e alterando o trabalho da câmera e alternando automaticamente para se adequar à batida do DJ. Ao unir online e offline, queremos proporcionar experiências musicais que somente a WOMB pode oferecer”, concluiu Nagamatsu.
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube