Home Reportagens World Rugby dá saltos tecnológicos com HBS e Lawo

World Rugby dá saltos tecnológicos com HBS e Lawo

HBS, uma emissora anfitriã famosa por suas produções impecáveis de eventos globais, também é conhecida por sua incessante busca por inovação

Por Ricardo Batalha

Para a Rugby World Cup 2023 na França, que começou em 8 de setembro e vai até 28 de outubro, a World Rugby, órgão internacional que governa o esporte, mais uma vez se associa à HBS, com quem o fabricante alemão Lawo mantém um relacionamento de longa data.

A HBS, uma emissora anfitriã famosa por suas produções impecáveis de eventos globais, também é conhecida por sua incessante busca por inovação e por adotar inovações técnicas assim que são comprovadas em condições operacionais. Os objetivos declarados tanto da World Rugby quanto da HBS para este evento são proporcionar momentos inesquecíveis com tecnologia de ponta que tenha uma pegada física menor – e, portanto, também de carbono – da infraestrutura da IBC instalada em Roland-Garros, em Paris.

Esses objetivos estão sendo alcançados por uma arquitetura de rede dedicada de fibra óptica SMPTE ST2110, que foi implantada para conectar os arenas em Bordeaux, Lille, Lyon, Toulouse, Marseille, Nantes, Nice, Saint-Denis e Saint-Étienne ao International Broadcast Centre (IBC). Os caminhões OB no local nesses locais se conectam à rede via gateways Lawo .edge de alta densidade, que estão equipados com duas placas de processamento e duas placas traseiras I/O em uma configuração redundante de reposição a quente.

As unidades .edge lidam com todo o tráfego de fluxo bidirecional entre as arenas e o IBC pela rede de transporte da Orange e se integram perfeitamente à infraestrutura de núcleo IP existente da HBS.

Como a tecnologia flexível e avançada é essencial para garantir que tudo funcione sem problemas, a HBS também decidiu aproveitar os aplicativos HOME da Lawo antes de seu lançamento oficial na IBC em 15 de setembro. Os aplicativos HOME baseados em microsserviços rodam em servidores padrão de 1U de altura e podem ser usados nas combinações mais ágeis, ao mesmo tempo em que permitem à HBS economizar espaço, peso e energia.

“Rodando em paralelo com a solução vm_dmv existente da HBS, o aplicativo HOME Multiviewer com um número livremente configurável de entradas e saídas está atualmente provando que está pronto para ser lançado”, diz Karlheinz Amberg, Diretor Global de Eventos da Lawo. “O aplicativo HOME UDX Converter, que já foi testado na Austrália e na Nova Zelândia, está sendo usado para uma série de tarefas de conversão de formato, espaço de cor e outros.”

“A beleza dos aplicativos HOME e .edge é que eles são incrivelmente poderosos e se integram perfeitamente à nossa configuração IP existente”, explica Bart Lucassen, Diretor de Engenharia da HBS. “Eles nos ajudam a cumprir nossa promessa de proporcionar à World Rugby uma experiência de visualização única aqui na França. Além de fornecer tecnologia de ponta, a Lawo é insuperável em relação aos serviços excepcionais. Nossa decisão de escolher a Lawo sempre se baseou na convicção de que a Lawo na verdade não vende produtos – ela fornece à HBS e sua base de clientes soluções do mundo real.”

O impressionante número de fluxos de IP que percorrem a França, muitas vezes de ida e volta, é controlado por dois clusters VSM separados, adicionando controle de transmissão intuitivo a uma oferta tecnológica única.

“Estamos extremamente orgulhosos de nossa parceria de longa data com a HBS. Ela gerou tantas ideias e produtos que ajudaram nossos clientes a produzir mais conteúdo com ferramentas cada vez mais ágeis e intuitivas. É um grande benefício desta parceria saber que nossos aplicativos HOME começarão a funcionar quando forem lançados pouco depois da IBC 2023”, conclui Karlheiz Amberg.

Site relacionado: https://lawo.com/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados