Home Reportagens WOW TV atualiza centro de transmissão com soluções e equipamentos da Lawo

WOW TV atualiza centro de transmissão com soluções e equipamentos da Lawo

Afiliada do Korea Economic Daily, WOW TV deu um grande passo na transição para transmissão UHD totalmente baseada em 12G

Por Ricardo Batalha

Após anos de preparação para realocar seu centro de transmissão, a WOW TV da Coréia do Sul, uma afiliada do jornal de negócios Korea Economic Daily, completou recentemente um grande passo na transição para transmissão UHD totalmente baseada em 12G. A instalação do equipamento AoIP da Lawo, incluiu dois consoles de produção mc²56 MkIII, uma plataforma principal A__UHD e nós de áudio sobre IP A__line. O equipamento foi fornecido pelo parceiro da Lawo, Dongyang Digital (DYD).

“O canal WOW TV transmite ao vivo por mais de 16 horas diárias. Por isso, a confiabilidade e a redundância de todos os sistemas pesaram muito em nossa decisão. Também realizamos uma análise comparativa com produtos de vários fabricantes, e o console de mixagem mc²56 da Lawo recebeu pontuações altas por excelentes recursos como LiveView, Automix e seu layout intuitivo de superfície de controle. Escolhemos os produtos Lawo com base em todos esses fatores”, declarou Jin Woo Lee, diretor técnico da WOW TV.

As salas de controle A e B no 11º e 12º andares do prédio estão equipadas com consoles de produção de áudio mc²56 MkIII de 32 faders, que têm suporte nativo para fluxos de áudio SMPTE 2110, AES67/RAVENNA e MADI. Além da operação multiusuário, AutoMix, upmix, downmix, esses consoles incluem funcionalidade de áudio-follows-video, ferramentas de mixagem 3D/imersiva integradas e compressão paralela. Os servidores HOME e MCX necessários para a instalação estão hospedados na sala de equipamentos no 11º andar.

A funcionalidade IP Easy, da Lawo, baseada na plataforma de gerenciamento HOME para infraestruturas de transmissão IP, torna a configuração de IP tão fácil quanto a analógica com recursos como detecção automática e rotinas de quarentena. Juntamente com as funções de processamento fornecidas pelo próprio mecanismo de processamento do console, a integração do Waves SuperRack SoundGrid fornece aos operadores acesso à extensa seleção de plug-in do Waves de processamento de sinal em tempo real – sem necessidade de telas ou dispositivos de controle adicionais.

“As operações de mídia baseadas em IP são o futuro”, afirmou Jea Gyu Park, da DYD. “A rede de todos os dispositivos e soluções de transmissão, localmente e em uma rede de longa distância, fornece aos nossos clientes de transmissão a flexibilidade necessária para permanecer na vanguarda. A Lawo tem a infraestrutura para fazer isso acontecer. Somos parceiros da Lawo há 5 anos, e seus produtos e soluções sempre atenderam às necessidades dos clientes para fluxos de trabalho flexíveis e eficientes. Eles apenas entregam mais qualidade com menos custo! E é sempre um prazer trabalhar com os experientes engenheiros da Lawo”, concluiu.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados