Home Reportagens Yamaha lança dois novos consoles de mixagem digitais da série Rivage

Yamaha lança dois novos consoles de mixagem digitais da série Rivage

Por Ricardo Batalha

O lançamento do PM5 e PM3, novas superfícies de controle e dois novos mecanismos DSP, oferece aos engenheiros de som mais opções e flexibilidade para um som ideal em uma ampla gama de aplicações

Em meio à pandemia global de COVID-19, a Yamaha está dando um passo corajoso ao lançar novas soluções em sua linha de áudio profissional, destacando os consoles Rivage PM5 e Rivage PM3. O lançamento de duas novas superfícies de controle e dois novos mecanismos DSP oferece aos engenheiros de som mais opções e flexibilidade para oferecer um som ideal em uma ampla gama de aplicações.

A série Rivage PM da Yamaha é apreciada por sua excelente qualidade de som e controle flexível. Agora, as novas superfícies de controle CS-R5 e CS-R3, além dos mecanismos DSP-RX e DSP-RX-EX, adicionam novos níveis de versatilidade e escalabilidade.

Esta série é altamente valorizada por sua excelente qualidade de som e controle flexível. Agora, as novas superfícies de controle CS-R5 e CS-R3, além dos mecanismos DSP-RX e DSP-RX-EX, adicionam novos níveis de versatilidade e escalabilidade.

O novo mecanismo DSP-RX fornece 120 entradas, 48 barramentos de mixagem e 24 matrizes, enquanto o mecanismo DSP-RX-EX possui 288 entradas, 72 barramentos de mixagem e 36 matrizes. A disponibilidade de dois motores DSP com diferentes capacidades de mistura, além das duas novas superfícies de controle, oferece muito mais flexibilidade para criar sistemas que são perfeitamente adequados para aplicações de praticamente qualquer escala.

O novo hardware será lançado simultaneamente com a versão de firmware 4.0, fornecendo diversas atualizações de controle e recursos, além do plug-in de reverb SP2016 premium da Eventide. A versão 4.0 do firmware será aplicada a toda a linha Rivage PM.

Novas superfícies de controle
Os principais componentes dos novos sistemas de mistura digital Rivage PM5 e Rivage PM3 são as superfícies de controle CS-R5 e CS-R3. O CS-R5 possui três telas sensíveis ao toque grandes e uma seção de canal selecionado condensado. O CS-R3 é o console mais compacto da série Rivage PM com uma tela sensível ao toque grande e seção de canal de seleção condensada para operação suave e fácil.

Para maximizar os benefícios das três telas sensíveis ao toque grandes do CS-R5, a profundidade da superfície de controle foi reduzida para que as telas e os controles estejam ao alcance fácil para uma operação confortável e sem estresse, contribuindo para melhorar as linhas de visão. Os medidores localizados ao lado de cada fader oferecem rastreamento preciso e visibilidade excepcional que facilitam os ajustes de nível fino. Com apenas 42 kg , a superfície de controle do CS-R5 também é extraordinariamente leve e pode ser facilmente transportada e manobrada por apenas duas pessoas.

O CS-R3 possui uma tela de toque exclusiva e uma seção de canal de seleção condensada que trabalham juntos para fornecer controle simples e intuitivo, familiar aos usuários atuais da série Rivage PM e fácil para usuários provenientes de consoles em série. CL ou QL. Uma ampla variedade de controladores físicos faz do CS-R3 uma ótima opção para aplicativos de monitor.

Novos mecanismos DSP
O “cérebro” de qualquer sistema Rivage PM é o mecanismo DSP. O novo mecanismo DSP-RX fornece 120 entradas, 48 barramentos de mistura e 24 matrizes, enquanto o mecanismo DSP-RX-EX fornece 288 entradas, 72 barramentos de mistura e 36 matrizes.

A escolha de dois mecanismos DSP com diferentes capacidades de mistura, além de um total de cinco superfícies de controle, incluindo os dois novos modelos, oferece aos engenheiros ampla flexibilidade para criar sistemas ideais para uma ampla gama de aplicações.

Se você começar com o DSP-RX e mais capacidade for necessária posteriormente, um kit de expansão DEK-DSP-RX poderá ser adicionado para atualizar o DSP-RX para especificações completas do DSP-RX-EX. Os novos mecanismos DSP também permitem duplicação de DSP: dois mecanismos DSP-RX ou dois mecanismos DSP-RX-EX podem ser usados na configuração de espelhamento em situações em que é necessária redundância à prova de falhas. Se ocorrer um problema em um mecanismo DSP, o segundo mecanismo DSP assume o controle para que o show possa continuar.


Rivage PM Ecossystem

Todos os sistemas Rivage PM usam os mesmos motores DSP, os mesmos racks de E / S e o mesmo firmware. Isso significa que, independentemente da superfície de controle usada, o som, os recursos e a operação básica permanecem constantes. A função de console duplo do sistema permite que uma segunda superfície de controle seja usada como carro lateral.

Como o Rivage PM10 e PM7, o PM5 e o PM3 oferecem compatibilidade direta com duas redes de áudio: a rede Yamaha TWINLAN, que pode transportar simultaneamente até 400 canais de áudio com latência extremamente baixa, e a rede de áudio Dante da Audinate, que é padrão nos consoles digitais das séries CL e QL, e uma variedade de outros produtos de áudio profissionais da Yamaha. O Rivage PM5 e o PM3 herdam completamente a filosofia subjacente do Yamaha Rivage PM: qualquer rack de E / S compatível pode ser usado para capturar com precisão o som no palco, sem coloração, permitindo que toques criativos sejam adicionados conforme necessário.

Firmware versão 4.0
A versão de firmware 4.0 para toda a série Rivage PM será lançada simultaneamente com o hardware Rivage PM5 e PM3. A versão 4.0 do firmware fornece várias atualizações importantes da interface do usuário e dos recursos, incluindo a adição do plug-in Reverb Premium Eventide SP2016. Além de uma grande variedade de predefinições de alta qualidade, o SP2016 permite edição detalhada para engenheiros que desejam personalizar seu som.

“Os reverbs exuberantes e distintos do Eventide SP2016 original foram usados em inúmeros recordes de hits por quase 40 anos. O reverb original pode ser ouvido em álbuns de Adele, Mariah Carey, Eminiem e muito mais”, comentou Ray Maxwell , vice-presidente de vendas e marketing da Eventide. “A Eventide tem a honra de fazer parceria com a Yamaha para trazer os reverbs característicos do SP2016 (Room, Stereo Room e Hi-Density Plate) para o console Rivage PM10 com o software V4.0. Os usuários terão uma recriação fiel do processador de rack original usando a modelagem de componentes analógicos de última geração para capturar o som exclusivo desse reverb amplamente aclamado.”

Com essa atualização, a série Rivage PM agora pode controlar os sistemas L-Acoustics L-ISA. Para cada canal de entrada mono ou estéreo, o controle L-ISA Group ou Object direto estará disponível na superfície de controle do console do Rivage PM.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados