Home Reportagens Yamaha testa sistema de reação remota do público em estádios

Yamaha testa sistema de reação remota do público em estádios

Por Ricardo Batalha

Remote Cheerer, alimentado pelo SoundUD, permite que torcedores, que seguem um jogo remotamente, escutem e enviem aplausos e outros sons para transmissão no local

Com o retorno do esporte competitivo “a portas fechadas” em vários países, uma questão interessante levantada foi a de como recriar a experiência de uma multidão barulhenta, tanto para jogadores em campo quanto para os próprios torcedores. A paixão e o grito das torcidas é parte essencial de muitos esportes. Porém, no futuro imediato, o retorno de esportes deve ser praticado sem a presença de torcedores. Assim, em maio, a Yamaha colaborou com os clubes de futebol Jubilo Iwata e Shimizu S-Pulse para testar o novo sistema da Yamaha no Shizuoka ECOPA Stadium, em um dos maiores estádios do Japão e que conta com capacidade para 50 mil espectadores.

O Remote Cheerer, alimentado pelo SoundUD, permite que os torcedores que seguem um jogo remotamente recebam aplausos, e outros sons de apoio transmitidos no local. Ao pressionar os botões de um aplicativo para smartphone, o som escolhido é transmitido por alto-falantes colocados ao redor do campo, quadra ou campo de jogo, e os torcedores podem escolher a parte do local onde o áudio é transmitido.

Para este primeiro teste, a usabilidade do sistema foi testada colocando 58 alto-falantes em torno do estádio Shizuoka, com testadores em vários locais remotos fora do estádio, enviando aplausos, vaias, cantos de clubes e muito mais através do aplicativo. Esta foi a primeira vez que o Remote Cheerer, alimentado pelo SoundUD, foi testado em um local externo. Em uma situação sem espectadores, demonstrou a utilidade do sistema e sua capacidade de criar uma atmosfera semelhante à de uma partida real, usando zonas de transmissão de áudio separadas para cada clube.

“A certa altura, fechei os olhos e senti como se os fãs estivessem ali no estádio comigo”, disse Keisuke Matsubayashi, da Divisão de Vendas e Planejamento do Parque Esportivo Ogasayama ECOPA, que administra o estádio.

“Em que pese as partidas sem a presença de torcedores ou com capacidade reduzida, a nova tecnologia do sistema, cuja patente está pendente, permite que pessoas que apreciam concertos ao vivo, esportes, conferências e outros eventos através da televisão, rádio e transmissões ao vivo usem aplicativos compatíveis para oferecer seus sons de apoio no local, ainda que morem no exterior”, explicou Yuki Seto, do Grupo SoundUD, Departamento de Negócios em Nuvem da Yamaha Corporation.

Para Seto, o sistema pode ser utilizado para melhorar a interatividade de qualquer evento. “A Yamaha continuará a desenvolver o sistema, para ajudar a criar um ambiente no qual as pessoas possam desfrutar com segurança de eventos em circunstâncias normais e em tempos sem precedentes, como os que estamos enfrentando hoje. Esperamos continuar trabalhando não apenas com ligas, clubes e estádios, mas também com jogadores e torcedores para continuar aprimorando o sistema”, acrescentou.

“Acho que essa tecnologia revolucionária realmente animará os jogadores em campo, fazendo-os sentir como se seus torcedores estivessem lá”, observou Hiromi Yanagihara, da Jubilo Business Strategy Division, empresa que administra o Jubilo Iwata FC. “Esperamos continuar colaborando para implementar o sistema em eventos futuros”, completou.

Junpei Takaki, da Divisão de Vendas da S-Pulse, concluiu: “Como ex-jogador de futebol profissional, sei como o apoio dos torcedores é fundamental para os jogadores em campo. Estamos ansiosos para continuar ajudando no desenvolvimento do sistema.”

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados