A Blackmagic Design anunciou que o curta-metragem “Yours”, dirigido pelo ator Sota Fukushi, foi filmado com a câmera digital cinematográfica Blackmagic Cinema Camera 6K e colorizado no software de edição, gradação de cores, efeitos visuais (VFX) e pós-produção de som DaVinci Resolve Studio. O filme faz parte do projeto “Actors Short Film” da WOWOW, em comemoração aos 30 anos da emissora, no qual grandes atores colaboram com equipes profissionais de filmagem para dirigir curtas-metragens.
“Yours” narra a história de Itsuki, um jovem que desistiu do sonho de estudar arte para sustentar sua família. Ele conhece Miwa em uma galeria enquanto ela admirava sua pintura, e a partir disso os dois criam uma conexão. No entanto, Miwa guarda um segredo, e Itsuki não percebe seus sentimentos, o que leva a um desfecho triste para o relacionamento.
O curta está disponível no WOWOW On Demand. Fukushi recebeu suporte de uma equipe de produção experiente, incluindo o diretor de fotografia Hiromitsu Nishimura e o colorista Hideto Miki, do Kadokawa Daiei Studio.
Nishimura, que utilizou a Blackmagic Cinema Camera 6K pela primeira vez em “Yours”, já havia filmado “100 Yen Love”, vencedor de vários prêmios, com a primeira geração da câmera digital Pocket Cinema Camera. “Eu queria filmar ‘100 Yen Love’ com filme de 16 mm, mas nosso orçamento não permitia. Foi então que a Pocket Cinema Camera foi lançada, e eu decidi usá-la. Ela me permitiu alcançar uma aparência próxima à do filme de 16 mm, e foi assim que conheci as câmeras da Blackmagic”, explicou Nishimura.
Para as filmagens de “Yours”, Nishimura empregou várias técnicas para expressar as emoções instáveis dos personagens Itsuki e Miwa, além da crescente intimidade entre eles. “Nas cenas em que eu queria transmitir instabilidade, usei planos com a câmera na mão para introduzir tremores intencionalmente”, disse. “Para as cenas noturnas, usei apenas as luzes da rua para captar as expressões naturais e o clima íntimo dos personagens. O tamanho compacto da Blackmagic Cinema Camera 6K foi uma vantagem.”
“Graças à ampla latitude da câmera, não havia ruído nas sombras e, mesmo sem iluminação adicional, consegui captar as expressões dos personagens e a iluminação ao redor de forma nítida e bonita. Também fiz vários closes, que resultaram em um belo efeito bokeh ao fundo.”
“Foi a primeira vez que fiz a gradação de cores com imagens da Blackmagic Cinema Camera 6K, e fiquei impressionado com a quantidade mínima de ruído nas cenas noturnas filmadas com pouca luz. A vivacidade das cores também foi impressionante”, acrescentou Miki.
“A cena que mais me impressionou foi no quarto de Itsuki, onde havia pouca luz. O diretor queria uma sensação de profundidade, então, mantendo um tom uniforme, adicionei sombreamento para realçar cada cor e a profundidade da cena. Comparado a imagens de outras câmeras cinematográficas, o Blackmagic RAW não se mostrou pesado durante a gradação de cores e teve um desempenho estável. Para filmes como este, com muitos closes, costumo receber pedidos para retocar a pele. Antes, eu precisava criar máscaras e ajustar cada plano de imagem, mas agora, com as ferramentas de IA do DaVinci, consigo analisar e corrigir as imagens com o toque de um botão, o que é muito conveniente”, concluiu Miki.
Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube