A ZEISS anunciou a atualização do sistema de rastreamento de câmeras CinCraft Scenario, que agora permite calibração manual de lentes, oferecendo mais flexibilidade e compatibilidade com lentes esféricas que não possuem um modelo pré-configurado. Segundo Christophe Casenave, chefe de cinematografia na ZEISS, essa novidade amplia as opções de escolha de lentes para produções virtuais e aplicações de broadcast. A versão 2.1 oferece um processo guiado de calibração para inserir marcas de foco, íris e zoom, proporcionando flexibilidade ao criar templates personalizados para diferentes lentes esféricas.
Outra atualização é a possibilidade de inserir manualmente o offset entre o CamBar e a câmera principal, permitindo ajustes rápidos sem recorrer ao “Offset Assistant”. Isso simplifica o trabalho com diferentes configurações de câmera. Além disso, a versão detecta automaticamente o nome do clipe em câmeras ARRI e Sony, facilitando a organização e o alinhamento dos takes durante a exportação. Para outras câmeras, os usuários podem inserir o nome do clipe manualmente.
O recurso Export 2.0 oferece novos mapas de desdistorção ST, eliminando a necessidade de grids de lente durante a preparação, e proporciona um mapa de pontos (point cloud) que auxilia na visualização do espaço ao redor da câmera durante a produção. Este recurso está disponível em formatos PTS (para Unreal Engine) e FBX (para Nuke), simplificando o alinhamento da câmera na pós-produção.
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube