TV Digital não alcança mais de 3,5 mil cidades brasileiras, mas novas tecnologias e modelo de operação, como o SM Slimcast, procuram solucionar o desafio da interiorização
O SM Slimcast, que será apresentado durante o 25º Congresso Paranaense de Radiodifusão, que será realizado de 18 a 20 de setembro, em Curitiba (PR), promete viabilizar o compartilhamento de sistemas de transmissão com impacto financeiro reduzido em até 80%. A tecnologia desenvolvida pela SM Facilities permite instalação do site em locais com espaços reduzidos e compartilhamento entre emissoras, utilizando um projeto customizado para atender a área de cobertura de cada cidade.
Pouco mais de dez anos após o início das transmissões da televisão digital, cerca de 3,5 mil cidades brasileiras ainda aguardam a chegada dessa tecnologia. Distantes dos grandes centros econômicos, os moradores destes municípios seguem esperando pela prometida melhoria de som e imagem trazida pela alta definição e o padrão ISDB-Tb.
Há vários desafios a superar nesta expansão do sinal pelo interior do país. Entre eles destaca-se o investimento em novas estruturas de transmissão compostas por torres, antenas e transmissores, além de outros equipamentos. Para muitas emissoras e repetidoras, o custo destes sistemas irradiantes é um obstáculo à atualização tecnológica, obrigando-as a manter exclusivamente o sinal analógico no ar.
Comprometida com mercado da radiodifusão há mais de dez anos, a paranaense SM Facilities desenvolveu o SM Slimcast, uma proposta inovadora para o compartilhamento da torre que suporta os sistemas irradiantes das emissoras de uma mesma região. A estrutura compacta do SM Slimcast é feita em fibra de vidro, tem abrigo seguro para os transmissores e combinadores, além do suporte para as antenas.
Desde agosto, as emissoras RBS TV, TV Pampa e SBT compartilham o SM Slimcast na cidade de Espumoso (RS), gerando sinal digital de extrema qualidade e alcance. Esta adoção promoveu uma redução substancial no espaço necessário para a operação, bem como ganhos nos custos de projeto, montagem, operação, manutenção e de consumo de energia elétrica.
A inovação apresentada pelo SM Slimcast para levar a televisão digital a todos os municípios brasileiros é complementada por um modelo de operação inédito no segmento de transmissão. As exigências das emissoras contratantes compõem um contrato do tipo Service Level Agreement (SLA) com a SM Facilities, responsável por manter o sistema em funcionamento, e os pagamentos mensais são realizados mediante o atendimento dos resultados preestabelecidos.
Com esta iniciativa, a SM Facilities viabiliza a interiorização das transmissões da televisão digital terrestre, com um investimento seguro e economia de até 80%.
Instalação econômica
A solução adotada em Espumoso (RS) usa uma infraestrutura inovadora, com materiais e tecnologias alternativas exclusivamente desenvolvida. Combinando critérios de transmissão mais enxutos e otimizados, o SM Slimcastreduze os custos com equipamentos, operação e energia. O modelo de negócio e a solução técnica do SM Slimcast estarão em destaque no estande da SM Facilities.
Para o presidente da AERP, Alexandre Barros, fortalecer a relação entre os radiodifusores durante o 25º Congresso Paranaense de Radiodifusão é uma maneira de unir esforços na proposição de novas ideias em sintonia com o futuro. “Entendemos que o Congresso é um espaço de construção e diálogo para encontrarmos caminhos comuns. Uma oportunidade para discutir temas que possibilitarão ao rádio continuar crescendo no mercado, conquistando novos espaços e se integrando às novas mídias no mesmo plano de
Igualdade”, destaca.
Os visitantes também poderão conhecer outras soluções da SM Facilities, como Serviços Técnicos para Radiodifusão e Telecomunicações; Construção de sites com execução do início ao fim para ampliar a estrutura de retransmissão; Instalação e manutenção de equipamentos e sistemas de transmissão e retransmissão; Gestão comercial para redes de TV para compartilhamento de infraestrutura própria; Cobertura de longo prazo para serviços de suporte e pós-venda para redes de transmissão e apoio estratégico e projetos completos para soluções customizadas em redes de radiodifusão.