Iniciativa visa a promoção do diálogo, análise e cruzamento de ideias para o fortalecimento e continuidade de desenvolvimento do setor audiovisual
Promovido pelo Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros (ICAB) e correalizado pelo Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual (FORCINE), o ciclo de conferências AUDIOVISUAL SEM FRONTEIRAS coloca em pauta diferentes olhares, aspectos e desafios da indústria criativa, principalmente do audiovisual, diante do cenário social, político e econômico brasileiro e mundial.
Pesquisadores, acadêmicos, produtores, jornalistas, representantes institucionais e demais agentes do setor audiovisual e da economia criativa debaterão questões como: a relação entre cinema, cultura e o soft power, a visão do mundo sobre o Brasil a partir da indústria criativa, os caminhos e tendências para inovação, exibição e circulação do audiovisual, entre outros temas.
Os encontros virtuais são realizados quinzenalmente, nos meses de agosto (11 e 25) e outubro (13 e 27), sempre às terças-feiras às 16h (horário de Brasília). Com apoio da Brasil Audiovisual Independente (BRAVI) e do Centro de Análise de Cinema e Audiovisual (CENA/UFSCar), a iniciativa visa a promoção do diálogo, análise e cruzamento de ideias para o fortalecimento e continuidade de desenvolvimento do setor audiovisual em todas as suas expressões.
SEGUNDA EDIÇÃO
A segunda edição do ciclo de conferências AUDIOVISUAL SEM FRONTEIRAS acontece no próximo dia 25 de agosto (terça-feira), às 16h. O tema será “Inovação e Tecnologia no centro da criação e dos negócios da Indústria Criativa”. Edição realizada em parceria com o Instituto Cultural da Dinamarca/Ponte Nórdica nas Escolas, terá como convidados: Letícia Pozza (Estrategista de dados e Cofundadora ODD Studio), Lyara Oliveira (Artista Audiovisual, Professora e Pesquisadora), Morten Thorning (Diretor e Consultor Sênior Bureau G -Dinamarca), Paulo Souza (Evangelista e Licenciador Unreal Engine/Epic Games) e Rodrigo M. Terra (CTE – Diretor de Tecnologia e Cofundador ARVORE). Mediação de Márcio Yatsuda, Presidente Movioca Content House e Conselheiro BRAVI; e curadoria acadêmica de Alessandra Meleiro, Pós-doc em Film Studies e Presidente FORCINE.
Será abordado o status da indústria audiovisual digital na Europa, mais especificamente na Dinamarca, e sua expressiva participação no PIB do país que tem forte tradição de colaborações público-privada na área de inovação, pesquisa e desenvolvimento. As tendências de mercado e inovação, a linguagem e modos de criação e produção de conteúdo audiovisual imersivo. A importância de conciliar conhecimento técnico com experiência executiva e financeira e o avanço das ferramentas para criação e produção 3D nas áreas de games, animações, realidade virtual e realidade aumentada. A relevância da formação de equipes multidisciplinares e de novos sistemas de trabalho; e os caminhos para diversidade e inclusão nos segmentos de inovação e tecnologia. E o papel da ciência de dados, arquitetura e visualização da informação para a tomada de decisões estratégicas em empresas do audiovisual, a partir de projetos de inteligência de dados.
A conferência é gratuita, com transmissão ao vivo pela plataforma Zoom. A segunda edição do ciclo será realizada em inglês (sem tradução). Evento voltado a realizadores, estudantes, pesquisadores e demais agentes da Cultura e da Indústria Criativa. Cada conferência tem previsão de uma hora e meia de duração, com espaço para interação dos participantes via chat.
Inscrições em https://forms.gle/bcqSiey75oiPUALz8