A Corporació Catalana de Mitjans Audiovisuals (CCMA) desenvolveu suas próprias aplicações que, utilizando os diferentes protocolos AoIP e os controles fornecidos por diferentes fabricantes, permitem trabalhar em um mesmo sistema com equipamentos que operam em normas diferentes.
Dentro dessa missão corporativa, o Departamento de Emissões Técnicas buscou obter o melhor proveito possível dos recursos técnicos disponíveis na organização. No entanto, devido a razões históricas relacionadas ao avanço da tecnologia e à adesão de fabricantes a diferentes normas, alguns equipamentos essenciais não podiam compartilhar recursos.
O broadcaster possui em um prédio um sistema de intercomunicação Conexia da AEQ-Kroma. Tanto os painéis TP8000 quanto a matriz de áudio que incorpora lidam com áudio IP de qualidade broadcast no formato Dante sobre um sistema de sincronismo PTPv1. As mesas de áudio são com áudio IP no formato Ravenna sobre um sistema de sincronismo PTPv2.
No Departamento de Controle Central e Tráfego, eles se encarregaram de compatibilizar os formatos, por meio do seu mínimo comum múltiplo, a norma AES67 que opera em PTPv2. Eles fizeram com que a matriz Conexia fornecesse áudio Dante por meio de um de seus cartões no formato AES67. Da mesma forma, também as mesas de áudio de outros fabricantes forneceram áudio AES67, permitindo a introdução de áudio nas mesas de intercomunicação a partir da entrada auxiliar dos painéis, ou das entradas analógicas e digitais da matriz Conexia, ao mesmo tempo que enviam comandos da mesa para certos painéis de intercomunicação.
Em uma segunda fase, a AEQ facilitou as coisas para uma integração mais eficaz, desenvolvendo um novo cartão para o sistema Conexia, o XC 34, que opera no protocolo Ravenna nativo das mesas. Isso permitiu um controle unificado por meio do protocolo NMOS. Eles também fizeram testes de sincronização, permitindo que assinem da matriz Conexia fluxos AES67 de equipamentos de outros fabricantes, mesmo de outros pontos da cidade, sem nenhum problema. Também lhes permitiu integrar o sistema de intercomunicação da AEQ por AES67 diretamente com o PTPv2 de AES67 e Ravenna (já que eles têm o PTPv1 do Dante restrito por políticas de segurança internas) e relatam que isso funciona muito bem.
Outra integração avançada e mais complexa foi a dos sistemas de intercomunicação. Enquanto em um prédio 3cat possui um sistema de intercomunicação Conexia da AEQ-Kroma, em outro prédio instalou um sistema com matriz. Inicialmente, cada centro produz seus próprios conteúdos e, em geral, não há interações a serem coordenadas. No entanto, ao longo do tempo, a otimização de recursos e as possibilidades de trabalho remoto proporcionadas pelas novas tecnologias resultaram em interações operacionais entre ambos os centros e até mesmo com as delegações territoriais. Era necessário fazer com que dois sistemas de intercomunicação que não foram projetados para trabalhar unificados funcionassem juntos.
Para isso, a 3cat teve que solicitar a colaboração de ambos os fabricantes, que facilitaram o trabalho: a AEQ forneceu uma API que interage com o controlador TM8000. Por sua vez, outro fabricante forneceu um software que atua como uma ponte e fornece um protocolo que permite controlar o sistema de intercomunicação.
Desenvolvimento de software
A CCMA desenvolveu um software que traduz as informações entre as duas ferramentas, interconectando de forma transparente os dois sistemas para o usuário. De um lado, as matrizes Conexia e do resto dos fabricantes compartilham, em termos de áudio, uma série de fluxos AES67 fixos. Por outro lado, na parte da Conexia, são programadas nos painéis teclas para falar com essas portas AES67. Além disso, o software da 3cat monitora o estado dos pontos de cruzamento estabelecidos quando essas teclas são pressionadas e envia os comandos necessários à matriz para realizar os pontos de cruzamento entre a porta AES67 e o painel de destino. Também envia os comandos necessários para sinalizar no painel a chamada.
Se a chamada for da matriz dos outros fabricantes para um painel da AEQ, o software da 3cat monitora as teclas dos painéis que se comunicam com a matriz da AEQ e, quando são pressionadas, envia o comando para a matriz dos outros fabricantes e para a matriz da AEQ para realizar os pontos de cruzamento correspondentes. Também envia a sinalização aos painéis, na Conexia não é necessário porque a sinalização é automática ao ser uma comunicação normal. Vale destacar que, uma vez que o formato e o conteúdo das informações de troca fornecidas por cada fabricante são diferentes, o aplicativo se encarrega de fornecer um funcionamento transparente dentro dessas limitações.
Site relacionado: http://www.aeqbroadcast.com/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube
1 comentário
[…] , 2024-01-09 01:05:23 ou clique aqui, para ler na íntegra. O material RSS “3cat integra equipamentos da AEQ sob o protocolo AoIP em sua rede de áudio e […]
Comentários fechados.