Segundo pesquisa da Toluna, 81% dos usuários do Twitch acreditam que ele se tornará uma plataforma OTT como o Netflix ou Movistar +, apesar de oferecer conteúdos diferenciados
Toluna, uma empresa especializada em pesquisa online, conduziu um estudo com uma amostra de 1.576 pessoas maiores de idade, incluindo muitos profissionais de marketing, para mergulhar no fenômeno social Twitch, a plataforma de entretenimento da Amazon que está mudando a forma como as pessoas investem em marcas nas redes sociais e o comportamento do consumo de televisão de seus usuários.
A ascensão do Twitch é mais do que real, estamos vendo e vivendo. Este é o novo lugar para influenciadores regulares de outras redes sociais, ou seja, personalidades do mundo dos esportes e até da política estão focando seus discursos por meio desta plataforma. Uma plataforma de streaming de conteúdo com abordagem de rede social, para a qual 93% dos profissionais de marketing preveem um longo futuro para o Twitch.
Twitch e marcas
As marcas, que buscam estar onde seus públicos estão, já identificaram essa plataforma de crescimento como um espaço onde podem ser visíveis e atuantes. Nesse sentido, 92% dos marketers pesquisados afirmam que sua marca está ou estará presente no Twitch, sendo quase 40% já presente.
49% dos profissionais entrevistados acreditam que estamos à frente do futuro da televisão e que deixaremos de consumi-la da forma tradicional. Vale ressaltar que quase 60% indicam que se tornará uma plataforma como a Netflix ou Movistar + apesar de oferecer outros tipos de conteúdo que estão bastante distantes da ficção.
Os dados do estudo da Toluna colocam o Twitch como a 4ª rede social em investimento por marcas, 59% dos profissionais entrevistados admitem dedicar ao Twitch entre metade e a maior parte do orçamento destinado à RRSS, uma adaptação clara ao ambiente digital em movimento contínuo e isso agora, sem dúvida, governa Twitch.
Usuários, pais e Twitch
Como muitas outras redes sociais, Twitch possui conteúdo gratuito e outro conteúdo pago, sendo os próprios usuários que podem ativá-lo. Cerca de 73% dos pais pesquisados acreditam que deveria haver mais regulamentação do uso de dinheiro por menores dentro da própria plataforma.
Cerca de 41% dos pais dizem que seus filhos usam o Twitch diariamente, em comparação com 6% que desconhecem o uso da plataforma por seus filhos. Além disso, deve-se observar que 71% dos pais pesquisados fazem seus filhos usarem o Twitch em seus telefones ou computadores familiares para ter controle.
O boom desta plataforma explodiu durante a pandemia, pois tem sido o lugar onde muitos gamers, youtubers e influenciadores viveram para compartilhar conteúdo com seus seguidores, tornando-se uma rede social conhecida em todo o mundo. Mais de 40% dos pesquisados são assinantes de um canal Twitch, pois pelo simples fato de ter o Amazon Prime contratado você tem benefícios de pagamento gratuitos.
Sem dúvida, estamos diante da ascensão do Twitch como mais um instrumento de marca pelo qual se aproxima de seus consumidores. Além disso, é uma plataforma com uma variedade de conteúdos e, portanto, uma variedade de targets, que a tornam o foco de atenção das estratégias de marketing, digital e mídia social.