Virgilio Sanz*
A poucos dias do final do ano, tudo aponta que em 2019 a demanda dos espectadores impulsionará a adoção da tecnologia. Em 2018, 100 milhões de televisores com suporte para 4K foram vendidos em todo o mundo, os telespectadores se perguntam onde está o conteúdo para desfrutar desta tecnologia. Com os testes bem sucedidos de OTT em 4K neste verão e alguns serviços SVOD premium que fornecem conteúdo 4K (embora com um catálogo limitado e ainda caro), é provável que os espectadores comecem a procurar conteúdo em 4K, principalmente para conteúdo baixo demanda.
Mas, o júri ainda não decidiu sobre 4K e não prevalecerá em todas as plataformas ou gêneros. No entanto, foi demonstrado que o HDR (High Dynamic Range) tem um impacto imediato nos espectadores. Melhores pixels, em vez de mais, melhoram imediatamente a experiência da TV e não apresentam os mesmos desafios de custo de produção.
A boa notícia é que muitas dessas TVs 4K também são compatíveis com HDR, então podemos começar a ver a tecnologia entrar em ação antes que o 4K tenha a chance de se adaptar.
Por outro lado, os espectadores terão que esperar para ver qualquer impacto de grande alcance de 5G na entrega de vídeos. Se víssemos alguma apresentação relacionada à 5G e à transmissão, é provável que saíssemos desapontados, pois os grandes avanços na conectividade móvel e na entrega de vídeos estão demorando mais do que o esperado quando os serviços 5G começaram a ser implantados.
À medida que o 5G se desenvolve, aumenta a capacidade de fornecer vídeo de maior qualidade, tanto para dispositivos móveis quanto para espectadores que estão “fora da rede” para conectividade de banda larga fixa. Muitos até propuseram que o futuro da radiodifusão linear será determinado pelo 3GPP.
Mas, à medida que nos aprofundamos nessa promessa, podemos ver que a adoção efetiva de serviços 5G para entrega linear não ocorrerá antes de 2023, provavelmente vários meses depois. No entanto, da Akamai podemos prever que em 2019 haverá mais testes e uma melhor compreensão do que a tecnologia pode realmente contribuir.