A Blackmagic Design anunciou que a produtora chilena AGTV utilizou quatro câmeras digitais cinematográficas Blackmagic URSA Mini Pro 12K nas filmagens da novela de sucesso “Hijos del Desierto”. Filmada em Blackmagic RAW, os críticos elogiaram a série pela excelente qualidade da produção e paleta de cores cativante, tudo isso graças à escolha estratégica da AGTV de usar câmeras da Blackmagic Design.
Dirigida por Patricio González, a novela aclamada pela crítica “Hijos del Desierto” cativou o público tanto na Mega, uma das principais emissoras de televisão do Chile, quanto na plataforma de streaming online do canal, a MegaGo. Ambientada na década de 1930, a série conta a comovente história de dois irmãos que foram separados após um trágico massacre de trabalhadores. Com mais de 100 episódios produzidos entre agosto de 2022 a janeiro deste ano, a série foi elogiada pelas principais revistas chilenas e pelos telespectadores.
Como já havia utilizado várias câmeras Blackmagic URSA Broadcast durante a produção da série “Amor a la Catalán” do Canal 13, o gerente de operações da AGTX Cesar Norambuena sabia que queria usar um fluxo de trabalho Blackmagic Design em “Hijos del Desierto”. Para as filmagens da agitada série, a equipe da AGTV optou por uma configuração de duas unidades, cada uma equipada com duas URSA Mini Pro 12Ks e uma câmera digital cinematográfica Blackmagic Pocket Cinema Camera 6K G2, todas filmando em Blackmagic RAW.
Norambuena destacou como benefício importante o incrível desempenho sob pouca luz das URSA Mini Pro 12Ks. “Como a série era ambientada no início do século XX, muitas cenas contavam com pouca iluminação. A URSA Mini Pro 12K se sobressaiu, por exemplo, filmando cenas apenas a luz de velas, o que nos permitiu alcançar o visual cinematográfico que desejávamos para a série, registrando detalhes sutis como o desfoque do fundo e aprimorando o peculiar aspecto vintage. Tudo isso foi possível graças às nossas câmeras da Blackmagic Design”, explicou. “Além disso, filmar em Blackmagic RAW deu à nossa equipe de pós-produção a flexibilidade que buscavam para obter o visual perfeito que queríamos transmitir. Antes, sentíamos que tínhamos que manter o visual que obtínhamos da câmera. Agora, podemos decidir e levá-lo a outro patamar.”
“As Pocket Cinema Camera 6K G2s foram fantásticas durante a produção e a escolha perfeita para a novela”, continuou Norambuena. “Nós as montamos em gimbals e, como são muito leves, a equipe pôde se locomover com facilidade e oferecer aos espectadores uma experiência multicâmera dinâmica. Além disso, a acessibilidade dessas câmeras foi fundamental. Pudemos adicionar mais equipamentos da Blackmagic Design ao nosso fluxo de trabalho sem estourar o orçamento.”
A produção de “Hijos del Desierto” durou oito meses, e Norambuena chama a atenção para a confiabilidade das câmeras. “As câmeras funcionaram perfeitamente bem. Elas funcionaram constantemente e com um desempenho excepcional. Nunca nos preocupamos se elas nos deixariam na mão e se teríamos que recorrer à solução de problemas”, disse.
Após o sucesso de “Hijos del Desierto”, Norambuena continua usando unidades da URSA Mini Pro 12K e da Pocket Cinema Camera 6K G2 em “Como la Vida Misma” e “Juegos de Ilusiones”, as mais novas novelas da Mega. Apesar dos diferentes estilos visuais e ambientes desses novos projetos, Norambuena sabe que as câmeras da Blackmagic Design continuarão filmando perfeitamente os visuais e tons únicos dos projetos.
“A produtora AGTV está sempre se esforçando em adotar novas tecnologias e técnicas. Com o nosso fluxo de trabalho da Blackmagic Design, continuamos na vanguarda da indústria e equipados com tecnologias acessíveis e inovadoras. Estamos ansiosos para ver nossas próximas produções”, concluiu Pablo Ávila, proprietário da AGTV.
Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube