Graças à capacidade das lentes para lidar com tons de pele, diretor de fotografia Adam Kimmel ASC escolheu as lentes ARRI Signature Primes em filmes para Audi, Jeep e um novo programa de comédia da Netflix
Filmar cenas complexas em vários locais com tremenda restrição de tempo. Esta é a vida de uma equipe em um cenário comercial. Para o diretor de fotografia Adam Kimmel ASC, é algo com o que se acostumou. Kimmel trabalhou em longas-metragens, como “Capote”, e tem sido uma escolha popular para trabalhos comerciais. Ele emprestou seu talento para filmar spots para marcas globais, incluindo Nike, Porsche e Adidas.
No ano passado, o diretor de fotografia de Nova York viajou pelo mundo para filmar comerciais de fabricantes de automóveis, como Audi, MG, Jeep e, mais recentemente, Mercedes e para o novo Audi S4 2019. “Para o comercial da Audi, foi a primeira vez que trabalhei com o diretor Cadmo Quintero. Quando começamos a conversar sobre o trabalho, ele queria transmitir partes separadas e distintas da história. Foi escrito para ser centrado uma sessão de terapia individual, mas também com muitos outros momentos que mostram a vida interna do homem que está conversando com o terapeuta.”
Kimmel e Quintero estavam construindo um tipo de biblioteca de imagens, então usaram uma combinação da ARRI ALEXA LF, de tamanho normal, com lentes Signature Prime e da ALEXA Mini, com uma variedade de lentes para fotos mais móveis. “Usamos as lentes ALEXA LF com Signature Prime para fotos manipuladas no carro, onde você vê o motorista através de reflexos nas janelas. Eu queria uma profundidade bem rasa, na qual os reflexos fossem muito mais suaves que o rosto do motorista, e também queria poder focar nos reflexos e fazer com que o rosto do ator parecesse bastante borrado”, explicou Kimmel.
Embora o cenário e o carro possam mudar em cada comercial, uma coisa não muda, e esse é o pacote de câmera e lente que Kimmel escolheu para cada anúncio de carro em que trabalhou este ano. Da Audi à Mercedes, Kimmel decidiu fotografar com as lentes ARRI ALEXA LF e Signature Prime. Com um sensor um pouco maior que o tamanho total, a câmera ALEXA LF grava 4,5 K nativos com a melhor qualidade geral de imagem da ARRI.
A combinação de ALEXA LF emparelhada com as novas lentes Signature Prime da ARRI é uma imagem que Kimmel acredita ser a mais próxima do filme com o qual ele trabalhou. “Uma das coisas que eu gosto nos Signature Primes é a maneira como lidam com tons de pele e textura. Há uma naturalidade na imagem deles que eu realmente amo em close. Existe uma qualidade neles que combina com os tipos de luz suave de que gosto.”
Como muitos cineastas, Kimmel há muito adora a aparência do filme clássico em comparação às câmeras e lentes digitais modernas. Devido à ultrarresolução da maioria das lentes e sensores de câmera modernos, muitos cineastas sentem que as lentes modernas produzem uma resolução muito mais detalhada do que a vista natural.
“Em outras lentes modernas, você tem esse enorme detalhe com uma imagem super nítida e de alta resolução. Acho que isso é ótimo para certas coisas, mas tom de pele e close-ups não são essas coisas. Recentemente, filmei um programa de comédia multicam chamado ‘Colin Quinn: Red State Blue State’ para a Netflix. Esse foi outro caso em que fui com a ALEXA LF e a Signature Primes. Se eu vou olhar para um homem falando por 70 minutos, não quero estudar os poros da pele em detalhes. Com as lentes Signature Prime, acho que há uma suavidade e uma cremosidade, um pouco de qualidade cinematográfica, que eu realmente estou gostando.”
Juntamente com a maneira como reproduz tons de pele, o Signature Primes também possui uma impressionante distância focal mínima objetiva, permitindo que elas foquem nas imagens de perto sem distorção. É um benefício simples que as tornou ótimas para fotografar rostos, mesmo através de uma janela.
“Ao fotografar em grande formato com essas lentes, posso separar coisas que, de outra forma, poderiam estar muito próximas umas das outras. Em uma situação em que você está dentro de um carro e olha pela janela, a distância entre o vidro e o rosto dessa pessoa é talvez de 18 polegadas. Você não tem a opção de aproximar a câmera. Se você não tiver separação suficiente entre a câmera e o rosto, a LF permitirá separá-los ainda mais.”
As lentes Signature Prime já trabalharam para Kimmel em vários locais. Das cenas noturnas em Portugal às estradas cobertas de neve de um comercial recente de Jeep.
“O spot do Jeep é um ótimo exemplo de como o Signature Primes lida com close-ups nos rostos. No filme, você se aproxima muito de um garoto durante a maior parte das filmagens. Queríamos que o comercial tivesse uma sensação nostálgica e romântica. Está tudo pronto no inverno, na neve. Se eu estivesse filmando em uma câmera digital convencional com lentes modernas, acho que lutaria contra a nitidez, o contraste e a precisão. Existem muitas maneiras de contornar isso, mas acho que com as Signature Prime no ALEXA LF, há um visual embutido que me dá um grande avanço.”
Para mais informações sobre Adam Kimmel ASC e o comercial, visite www.adamkimmel-cinematographer.com