Home Reportagens AEQ entrega os primeiros sistemas de intercomunicação sem matriz XPEAK

AEQ entrega os primeiros sistemas de intercomunicação sem matriz XPEAK

Após testes de campo com clientes selecionados, a AEQ começou a entregar os primeiros sistemas e painéis XPEAK

Por Ricardo Batalha

Após testes de campo com clientes selecionados, a AEQ começou a entregar os primeiros sistemas e painéis XPEAK com aplicações em ambientes como produtoras, emissoras de televisão, eventos esportivos, teatros, shows, segurança, parques temáticos, entre outros.

O XPEAK suporta até 28 terminais de usuário em diferentes formatos: desktop, rack, cinto com fio, cinto sem fio e aplicativo para PC, que podem ser conectados entre si com a maior flexibilidade operacional e sem a necessidade de uma matriz. Além disso, a conexão é simples mesmo que os computadores estejam em locais diferentes, dando-lhes acesso a uma WAN, ou simplesmente à Internet. Se um painel estiver configurado para funcionar remotamente, ao ser ligado, ele buscará e encontrará o restante dos painéis do sistema dentro da rede, ficando pronto para funcionar em poucos segundos. Isso facilita a configuração da coordenação de produções remotas.

Seus terminais de usuário cabeados possuem conexões Bluetooth e USB, admitindo todos os tipos de fones de ouvido e microfones com essas conectividades e facilitando a conexão com smartphones e PCs. Os terminais estacionários têm 8 chaves e os cintos possuem 4 chaves. As teclas estão dispostas em duas páginas, dobrando o número de locutores ou grupos de locutores com os quais cada painel pode interagir.

Independentemente do sistema XPEAK, estas unidades podem funcionar como terminais de usuário em grandes sistemas com AEQ Conexia e matriz Crossnet, bem como ser integrados aos sistemas simples AEQ Easynet Party-Line. O sistema é complementado pela interface XPEAK_IF, que fornece entradas e saídas analógicas, digitais USB e AES67/Dante AoIP para coordenar com os operadores de câmera por meio de sua CCU (Control Camera Unit) e receber e fornecer áudio por meio de PCs, consoles de som e outros dispositivos.

Outras vantagens operacionais
– Um terminal pode trabalhar em diferentes locais e se inscrever em diferentes redes virtuais, para participar de diferentes produções remotas.
– O sistema pode ser expandido temporariamente ou permanentemente através da nuvem.
– Tem a mesma flexibilidade operacional de um sistema matricial AEQ, funcionando em regime “peer to peer”, sem matriz.
– Suporta operação Party-Line de 4 canais para minimizar o esforço de configuração.
– Painéis estacionários podem ser conectados como for mais confortável, com um switch IP ou em “Daisy Chain”.
– Usuários conectados a um painel podem ser coordenados enquanto recebem o áudio da produção que estão desenvolvendo.
– Conexão bluetooth com um smartphone ou áudio com um sistema walkie-talkie permitirá a coordenação fora do sistema com usuários remotos.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados