A AEQ apresentará na IBC 2024 o sistema de comentarista para grandes eventos, o Olympia 3 System, a nova série de painéis de intercom TP 9000, e o gateway multicodec de áudio Solaris, que incorpora entre 8 e 64 audiocodecs estéreo.
A unidade de comentarista Olympia 3 da AEQ é um equipamento projetado especialmente para integrar comentários de áudio em transmissões. Pode operar de forma independente ou como parte de uma rede multicanal AoIP Dante/AES67.
Com o nome de Olympia 3 System, foi criada uma infraestrutura de software que permite a conexão a matrizes do sistema de comentarista AoIP para grandes eventos, com múltiplas sedes e diversos esportes. A arquitetura pode ser distribuída para aumentar a flexibilidade e a escalabilidade, já que os serviços unilaterais para os maiores eventos esportivos são programados de acordo com a contratação de circuitos e equipamentos feita pelos broadcasters que detêm os direitos.
Como resultado desse conceito de design, foi desenvolvido um sistema altamente flexível e escalável, capaz de cobrir o tamanho e a capacidade da rede AoIP. Não é necessário hardware específico ou dedicado para a origem e o destino dos sinais de áudio: qualquer dispositivo compatível com AES67 ou Dante pode servir ao Olympia 3.
O controle técnico e as operações são realizados através de novas aplicações de software, como o System Planner, uma ferramenta que permite ao host broadcaster planejar a rede AoIP necessária, os dispositivos auxiliares de áudio na rede, os nós de rede e os conversores de formato. Essa planificação abrange desde as sedes do evento ou broadcast venues, as redes de contribuição, a distribuição de sinais aos broadcasters e a comutação conforme necessário. Também viabiliza os sistemas de bancos de dados distribuídos exigidos nas sedes para atender às unidades de comentaristas com a configuração correta das entradas e saídas de áudio.
Além disso, o AEQ Olympia 3 CU Control / CU Setup é uma solução que, manualmente ou por meio de um assistente de configuração, determina, por exemplo, quais entradas, saídas, buses de soma, tie-lines e fontes de monitoramento devem estar disponíveis para as unidades de comentaristas em nível local e de sede. Isso funciona em conjunto com o banco de dados da sede, que é alimentado pelo System Planner. Este software de controle ainda oferece todo o monitoramento necessário, tanto visual quanto de áudio, além de permitir a comunicação entre o pessoal técnico e os comentaristas.
O Olympia 3 System já esteve presente nos mais importantes eventos esportivos mundiais dos últimos dois anos, prestando serviço às rádios e televisões que cobriram esses eventos, garantindo que a alta qualidade de áudio dos comentaristas chegasse perfeitamente à sua audiência.
Painéis TP9000
A AEQ também apresentará na IBC os painéis de usuário de intercom TP9116 em formato de uma unidade de rack, acrescentando agora os demais elementos da família, como o TP9416 para mesa e o painel de expansão EP9116. Com 16 teclas de alavanca de 4 vias, com duas funções por alavanca, além de controle individual de nível na própria tecla, também inclui funções de “Talk” e “Listen” e controle de volume individual para cada ponto de comunicação, através de uma tecla de 4 vias do tipo alavanca.
Suas 16 teclas de ponto cruz, distribuídas em quatro páginas, gerenciam até 64 destinos ou grupos. As informações são apresentadas em quatro telas gráficas RGB, e a qualidade de áudio é totalmente compatível com broadcast. Este sistema foi projetado para oferecer um alto nível de qualidade de áudio para broadcast nas matrizes Conexia e CrossNET. Sua conectividade IP lida com áudio no formato DANTE ou AES67 e voz em baixa taxa de bits. Além disso, incorpora cancelador de eco acústico para evitar feedback local e retorno possível, equalização paramétrica de 3 bandas e filtros passa-alta e passa-baixa, para ajustar o brilho e escolher o melhor compromisso entre naturalidade de voz e inteligibilidade.
Seu ajuste de dinâmica inclui compressão, limitação e expansão, permitindo um amplo alcance de distâncias e ângulos em relação ao microfone. O sistema também possui um gate de ruído, para eliminar ou minimizar o ruído ambiente da sala, isolando o painel do usuário e criando o melhor ambiente de escuta para a comunicação.
Por fim, incorpora geradores internos de sinais de áudio de teste (tom de 1 kHz a -20 dBFs, ruído rosa a -20 dBFs) e dispõe de função replay, que permite reproduzir os últimos 16 segundos de áudio emitido pelo alto-falante/fone de ouvido.
Solaris
O novo gateway multicodec de áudio Solaris da AEQ incorpora entre 8 e 64 audiocodecs estéreo em um equipamento de uma unidade de rack ou em um servidor dedicado ou compartilhado.
O Solaris pode ser implementado em um servidor dedicado fornecido pela AEQ, com apenas uma unidade de rack e 45 cm de profundidade, que incorpora fonte de alimentação dupla e cinco portas de rede para separar de forma flexível e redundante o tráfego de controle, áudio local e remoto.
O servidor dedicado Solaris não possui entradas e saídas de áudio local; o áudio é entregue a uma rede IP redundante nos formatos AES67 ou Dante, para se conectar a qualquer equipamento compatível, como matrizes, consoles ou simples interfaces de áudio por IP, como o AEQ Netbox 32.
O Solaris também é oferecido como aplicação sobre Linux para implementação em um servidor compatível, dedicado ou compartilhado, escolhido de acordo com os critérios corporativos de cada cliente.
A AEQ fornece esta solução com um mínimo de 8 audiocodecs estéreo, acompanhada pelo número de licenças adicionais necessárias para até 64 audiocodecs.
O sistema é gerenciado por uma interface web e também possui uma API para ser operado a partir da aplicação Phoenix Control e orquestradores de terceiros. De série, o Solaris vem com algoritmos de codificação OPUS, G711 (lei u e A) e PCM. Opcionalmente, pode incorporar AAC e aPTX.
Para uma gestão simples, o sistema oferece presets nos quais é possível armazenar os parâmetros de diferentes conexões que serão repetidas no futuro. Também dispõe de uma agenda de contatos. Para a conectividade, suporta SIP com e sem servidor (Proxy SIP/SIP direto), além de RTP.
Site relacionado: http://www.aeq.es/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube