A AEQ está no mercado desde 1990 fabricando equipamentos para transmissão de áudio de comentaristas em grandes eventos esportivos. Atualmente, encontra-se em produção o Olympia 3, o terceiro sistema digital de comentaristas com transmissão IP e intercomunicação. Para atender aos próximos eventos esportivos com centenas de posições de comentaristas em dezenas de sedes, a AEQ ampliou a funcionalidade do Olympia 3.
O objetivo de design do Olympia 3 foi democratizar o uso das unidades de comentaristas, permitindo sua utilização em ambientes básicos, como unidades móveis, sets Off Tube e sistemas de tradução simultânea. Uma das vantagens é que não necessita de hardware dedicado como fonte e origem de sinais, podendo interagir com qualquer equipamento AES67 ou Dante. Além disso, seu controle é feito por meio de uma aplicação simples.
O sistema também foi preparado para integração com sistemas de intercomunicação, podendo funcionar como um terminal de usuário de intercom: um de seus canais pode trabalhar como um painel de usuário de sistemas de intercomunicação, tanto na fase de configuração quanto em transmissões ao vivo, se houver um coordenador na posição de comentarista.
Nos próximos meses, vários eventos esportivos ocorrerão em todo o mundo, e o Olympia 3 enfrentará o desafio de ser integrado em grandes sistemas de roteamento de áudio multi-sede. Portanto, a AEQ desenvolveu ferramentas de planejamento e operação que simplificam a implantação dos sistemas e permitem ajustes rápidos, caso haja mudanças de última hora no cronograma.
Por meio do “Planner” do Olympia 3, é gerada a configuração de todo o sistema, evitando erros e economizando tempo na configuração de cada um dos equipamentos, incluindo as CUs ou Unidades de Comentarista Olympia 3, que podem ser muitas em grandes eventos.
A AEQ possui ampla experiência no desenvolvimento de tais ferramentas, fruto de mais de uma década de trabalho com o Olympia em grandes eventos de escala global. No entanto, o Olympia 3 tem um ambiente de trabalho diferente, com conectividade AoIP. A nova ferramenta de planejamento é capaz de trabalhar simultaneamente com sedes que possuem posições da geração anterior do Olympia, com conectividade digital ponto a ponto, e outras sedes com os atuais Olympia 3, com conectividade AoIP Dante/AES 67.
Adicionalmente, para facilitar a conexão com as normas AoIP dos diferentes usuários, foram desenvolvidos cartões adicionais para os roteadores X_CORE utilizados nos maiores eventos. Além dos cartões AoIP Dante, controláveis pelo Dante Controller e Dante Domain Manager, foram adicionados cartões AoIP Ravenna, compatíveis com SMPTE ST 2110-30/31 e protocolo de controle NMOS.
Site relacionado: http://www.aeqbroadcast.com/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube