Além do Cintel Scanner e do DaVinci Resolve Studio, a Afinal Filmes utiliza uma série de produtos Blackmagic Design em suas instalações, incluindo placas de captura e reprodução DeckLink 4K e Monitor 12G
A Blackmagic Design anunciou hoje que a empresa brasileira de pós-produção e restauração Afinal Filmes utilizou o Cintel Scanner e o DaVinci Resolve Studio para restaurar mais de 60 longas-metragens e digitalizar mais de 500 cinejornais, incluindo o filme brasileiro de 1968 “Como Vai, Vai Bem?” e 30 filmes mudos hollywoodianos das décadas de 1920 e 1930.
Fundada pelo diretor executivo Marcelo Pedrazzi em 1998, a Afinal Filmes vem desempenhando um papel fundamental na restauração de filmes e na indústria de pós-produção no Brasil. Desde a incorporação de um Cintel Scanner ao seu fluxo de trabalho em 2016, a Afinal Filmes reforçou a qualidade e a agilidade de seus serviços de restauração e digitalização cinematográfica.
Entre os mais recentes projetos da Afinal Filmes está a restauração HDR do filme em preto e branco “Como Vai, Vai Bem?”, do final dos anos 60. A comédia, estrelada pelo grande e falecido ator brasileiro Flávio Migliaccio, estará disponível nos serviços de streaming e em cinemas seletos no início de 2021. A Afinal Filmes também produzirá e gerenciará a pós-produção de um documentário sobre a vida de Migliaccio para apoiar o filme. Como parte do documentário, a Afinal Filmes incluiu uma coleção com diversos filmes de Migliaccio, que também foram restaurados usando o Cintel Scanner.
“Não tivemos acesso aos negativos do ‘Como Vai, Vai Bem?’ original, o que tornou o processo de restauração um pouco diferente dos nossos outros projetos. Nesse caso, iniciamos o processo colocando os positivos de 35 mm no Cintel Scanner”, explicou Pedrazzi. “Todo o processo de restauração de ‘Como Vai, Vai Bem?’ levou cerca de cinco semanas, o que é bem rápido.”
Segundo Pedrazzi, a Afinal Filmes considerou o Cintel Scanner extremamente útil, especificamente no que diz respeito à otimização da estabilização. “O recurso de estabilização automática do Cintel Scanner tornou-se uma ferramenta perfeita para nós. Mesmo quando estamos digitalizando o material a 24 fps, o Cintel Scanner oferece uma estabilização muito impressionante e constante. Isso tornou o nosso trabalho muito mais fácil.”
Com o filme digitalizado e pronto para pós-produção, Pedrazzi e sua equipe contaram com o DaVinci Resolve Studio para melhorar o detalhamento do filme, aplicar redução de ruído, eliminar poeira e corrigir o contraste das imagens em preto e branco.
“Ao assistir filmes antigos em preto e branco como ‘Como Vai, Vai Bem?’ em HDR, o espectador é transportado para outro universo”, disse Pedrazzi. “Você consegue ver todos os detalhes nos brancos e as sombras são incríveis.”
Além do projeto de restauração de ‘Como Vai, Vai Bem?’ a Afinal Filmes recebeu recentemente um acervo com 500 rolos de nitrato de celulose datados de 1917 a 1940, encontrados em uma fazenda nos arredores do Rio de Janeiro. Enquanto a equipe analisava os materiais, foram descobertos 30 filmes mudos de Hollywood das décadas de 1920 e 1930, incluindo “Sinbad the Sailor”, “His New Mamma” e “The Fourth Alarm”. Para proteger esse conteúdo raro, a Afinal Filmes está utilizando o Cintel Scanner para digitalizar os filmes e, em seguida, arquivá-los para possível uso no futuro. Futuramente, a Afinal Filmes espera fornecer esse conteúdo a uma biblioteca ou museu para preservação.
Além do Cintel Scanner e do DaVinci Resolve Studio, a Afinal Filmes utiliza uma série de produtos Blackmagic Design em suas instalações, incluindo placas de captura e reprodução DeckLink 4K Extreme, DeckLink 4K Extreme 12G e DeckLink Studio 4K; Blackmagic Audio Monitor 12G; monitores SmartScope Duo 4K e SmartView 4K; roteadores Smart Videohub 20×20; conversores de padrão Teranex; e várias unidades Mini Converter SDI to HDMI 6G. Juntos, esses equipamentos compõem uma sala onde a Afinal Filmes é capaz de digitalizar uma variedade de fitas de acervo e realizar conversões, como fitas SD em arquivos HD.
“O Cintel Scanner, aliado ao DaVinci Resolve Studio, se mostrou um componente extremamente confiável do nosso fluxo de trabalho na Afinal Filmes”, concluiu Pedrazzi. “A restauração de filmes é sempre uma experiência gratificante, e o Cintel Scanner facilita esse processo.”