Por Bob Hudelson*
Bob Hudelson, gerente do departamento de engenharia da AJA Video Systems, gerencia equipes de desenvolvimento de produtos na AJA que criam soluções inovadoras para as indústrias de transmissão, áudio / vídeo, produção e pós-produção. Em seu artigo, Hudelson aborda como o equipamento de teste e medição PHABRIX Qx e QxL ajudam a empresa a resolver desafios que ocorrem em ambientes de vídeo complexos.
Parte do sucesso da AJA Video Systems ao longo dos anos pode ser atribuída à forte ética de engenharia e atenção aos detalhes. Gostamos de trabalhar em estreita colaboração com nossos clientes para resolver desafios que ocorrem naturalmente em ambientes de vídeo complexos. Para nós, o equipamento de teste e medição PHABRIX Qx e QxL é uma parte vital desse processo e atualmente executamos 11 de seus dispositivos – sete em engenharia e quatro para testes automatizados em manufatura.
Possivelmente trabalhamos com 300-400 formatos de sinal de vídeo diferentes, um número que continua a crescer à medida que nossos clientes inovam em seus fluxos de trabalho. Para isso, ter acesso à ampla gama de sinais que o PHABRIX cobre é extremamente útil.
Gostamos de trabalhar em estreita colaboração com nossos clientes para resolver desafios que ocorrem naturalmente em ambientes de vídeo complexos.
Teste de sucesso
Quando entrei na AJA, há sete anos, uma das primeiras coisas que se destacou foi a quantidade de equipamentos de teste dentro da empresa. Somos uma empresa que foi fundada – e ainda é administrada – por um engenheiro, e ele aprecia a alocação de recursos para o orçamento de equipamentos para teste. Isso é fundamental para o sucesso da engenharia de desenvolvimento. A PHABRIX faz parte do nosso kit de teste e nosso envolvimento com o PHABRIX Qx surgiu por volta de 2018, quando também começamos a nos concentrar no 12G-SDI.
Embora o ímpeto do IP esteja crescendo constantemente, o 12G-SDI é popular entre muitos na indústria de transmissão, pois resolve alguns dos desafios mais urgentes que enfrentam hoje. PHABRIX Qx provou ser um facilitador na validação e teste de nossa linha completa de produtos 12G-SDI, ajudando-nos a garantir que eles estejam prontos para o campo. Originalmente, selecionamos o Qx por seu conjunto de ferramentas abrangente e cobertura 12G-SDI – uma oferta considerada bem à frente de seus concorrentes na época. Desde então, tem sido parte integrante da nossa configuração e cada departamento usa a tecnologia de uma forma única.
Na engenharia, ele pode ser usado para testes de validação específicos ou para solucionar problemas, enquanto o teste de manufatura o usa de uma forma mais automatizada, escrevendo um script de teste para conduzir o Qx a realizar testes repetitivos. Usamos amplamente as interfaces 12G-SDI de link único e 3G-SDI quad-link da Qx.
Além disso, passamos a contar com a capacidade de resposta da equipe PHABRIX para ajudar a resolver todos os desafios que encontramos. Dado o escopo de nossos produtos e os mercados que atendemos – de emissoras de televisão a produtores de conteúdo de Hollywood, ProAV, saúde e muito mais – pode-se imaginar que esses desafios são bastante abrangentes.
PHABRIX faz parte do nosso kit de teste e nosso envolvimento com o PHABRIX Qx surgiu por volta de 2018, quando também começamos a nos concentrar no 12G-SDI.
Se estivéssemos apenas desenvolvendo produtos para televisão, testaríamos principalmente sinais YCbCr de 10 bits 50/59 fps, mas como nossos produtos têm tantas aplicações diferentes, precisamos oferecer suporte a uma ampla gama de sinais, tamanhos de raster, quadros taxas e espaços de cores. O Qx foi muito útil nessas circunstâncias.
Embora o 12G-SDI tenha sido uma parte crítica de nosso sucesso nos últimos anos, também desenvolvemos uma série de produtos bem conceituados no espaço de IP em evolução. Como resultado, a última unidade que compramos da PHABRIX foi um QxL habilitado para IP. O QxL está nos auxiliando no caminho do IP, mas a demanda por 12G-SDI permanece forte e continuaremos a aumentar nosso portfólio de produtos para nos alinharmos com as necessidades da indústria. A esse respeito, tenho certeza de que não estamos muito longe de outro investimento QxL.
Sites relacionados:
www.phabrix.com
www.aja.com
Bob Hudelson
Gerente do departamento de engenharia da AJA Video Systems