Home Reportagens AJA lança Ki Pro GO2, a nova geração de seu gravador multicanal

AJA lança Ki Pro GO2, a nova geração de seu gravador multicanal

A evolução do Ki Pro GO da AJA, com o Ki Pro GO2, será apresentada pela primeira vez na InfoComm 2024

Por Ricardo Batalha

A AJA estreia o novo Ki Pro GO2, um dispositivo portátil de 2RU que facilita a gravação simultânea de até quatro canais em H.265 (HEVC) ou H.264 (AVC) em unidades USB 3.0 ou armazenamento em rede, com gravação redundante e reprodução de um único canal.

A evolução do Ki Pro GO, que será apresentada pela primeira vez na InfoComm 2024 (Las Vegas Convention Center), visa ajudar os profissionais de produção a criar imagens de maior qualidade com taxas de bits mais baixas, permitindo tempos de gravação mais longos. A solução destaca-se por oferecer conectividade flexível, incluindo quatro entradas de vídeo digital 3G-SDI e quatro HDMI, possibilitando a conexão com uma ampla gama de fontes de vídeo.

Nick Rashby, presidente da AJA, antecipa as principais características da mais recente inovação do fabricante norte-americano: “Adaptar-se a uma ampla gama de cenários de produção tornou-se vital para as produções modernas, seja no set ou em locação. Por isso, a AJA mantém a versatilidade em mente ao projetar novos produtos. O Ki Pro GO2 oferece aos profissionais todas as excelentes funcionalidades do Ki Pro GO, com um design elegante e a flexibilidade adicional de gravar em H.265 ou H.264, dependendo das necessidades únicas de cada produção. O produto foi inspirado no feedback dos usuários de várias regiões do mundo onde o H.265 é amplamente utilizado, e estamos entusiasmados em apresentá-lo ao mercado na InfoComm.”

O Ki Pro GO2 conta com um amplo conjunto de funções para oferecer gravação e reprodução confiáveis e de alto desempenho em uma vasta gama de ambientes: de turnês de shows e eventos esportivos, a locais de culto, universidades e mais. A configuração e operação são simplificadas graças a uma tela de alta definição que permite monitoramento preciso; supervisão de vídeo e sobreposição de menus/estado com um teclado na tela; botões dedicados para gravação, reprodução, parada, retrocesso e avanço rápido, e uma conexão LAN Ethernet padrão para configuração e controle remotos do dispositivo através de uma rede a partir de qualquer navegador web utilizando a intuitiva interface de usuário web (UI) do Ki Pro GO2.

A AJA descreve os processos de gravação com o Ki Pro GO2 como “convenientes e rentáveis”, dado que o dispositivo suporta uma grande variedade de mídias USB. A solução também grava em tempo real em armazenamento em rede através de sua conexão Ethernet e suporta os sistemas de arquivos FAT ou exFAT para uso multiplataforma ao transferir arquivos para estações de trabalho, servidores, etc. A funcionalidade de gravação multicanal também oferece gravações individuais para cada entrada, permitindo que os usuários arrastem e soltem arquivos diretamente de uma unidade USB para seu software criativo preferido, além de suportar a “gravação em grupo”.

Os nomes dos clipes são organizados de forma lógica, com o canal e a cópia de segurança adicionados automaticamente para facilitar a gestão de dados. A saída Super Out melhorada fornece uma sobreposição de código de tempo, vúmetros de áudio por canal e percentuais de mídia restante através das saídas de monitor SDI e HDMI. O dispositivo também facilita a reprodução de arquivos HEVC/AVC criados em aplicativos criativos de terceiros compatíveis.

Outras características importantes do Ki Pro GO2 incluem seus sincronizadores de quadros de entrada integrados, que permitem aos usuários evitar a necessidade de sincronização genlock das sinalizações de vídeo entrantes; desentrelaçadores de alta qualidade em cada entrada, permitindo gravações progressivas a partir de entradas entrelaçadas; monitoramento matricial multicanal, que possibilita a supervisão de várias alimentações de câmera em uma única tela HDMI ou SDI; e funcionalidade de áudio flexível, suportando a captura de até dois canais de áudio embutido de entradas 3G-SDI ou HDMI, ou dois canais de áudio analógico de portas XLR, cada um oferecendo uma seleção de linha, microfone ou alimentação fantasma de +48 V para controle de nível. Além disso, uma das entradas de áudio analógico do dispositivo também pode atuar como fonte para inserção de código de tempo longitudinal (LTC).

Site relacionado: https://www.aja.com/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados