A AJA Video Systems apresentou o IP25-R, um mini-conversor que conecta redes SMPTE ST 2110 a infraestruturas 4K SDI/HDMI. O equipamento permite a profissionais de broadcast, produção e AV desagregar vídeo, áudio e dados auxiliares em SMPTE ST 2110 com sincronização precisa para saída em dispositivos baseband 12G-SDI e HDMI 2.0, atendendo às demandas de monitoramento, playout e roteamento em ambientes híbridos. Com duas portas de rede 10/25GbE, duas saídas HDMI 2.0 e quatro saídas 12G-SDI BNC, o IP25-R entrega vídeo de baixa latência em até 4K DCI (4096x2160p60), com suporte avançado a metadados HDR. A novidade poderá ser conferida na IBC2025, de 12 a 15 de setembro, no estande da AJA, 7.B19.
Segundo o presidente da AJA, Nick Rashby, a adoção do SMPTE ST 2110 segue em ritmo acelerado nos mercados de mídia, entretenimento e proAV, ao mesmo tempo em que as produções migram para fluxos de trabalho em 4K e HDR. Ele destaca que muitos profissionais ainda contam com equipamentos SDI e HDMI em operação, e o IP25-R oferece uma forma prática e acessível de integrar essas tecnologias em um único ambiente, aproveitando o IP sem abrir mão dos investimentos já realizados.
O núcleo SMPTE ST 2110 25GbE do IP25-R foi projetado para atender às demandas das infraestruturas modernas, oferecendo alta densidade de canais. Dois slots SFP28 fornecem redundância ST 2022-7 para entrega ininterrupta de sinais em redes IP redundantes, recurso essencial em aplicações críticas como centros de operações de rede, unidades móveis, produções remotas, monitoramento de eventos ao vivo, sistemas AV em estádios e arenas e salas de controle de emissoras. O suporte a metadados HDR avançados, incluindo sinalização SDI VPID e HDMI Infoframe, simplifica fluxos de trabalho com HDR e permite override por meio de tradução de arquivos SDP, garantindo mapeamento preciso de metadados para saídas SDI e HDMI.
O equipamento conta com interface de configuração via navegador, que permite controle in-band sobre a rede de mídia ou out-of-band por porta RJ45 1GbE, facilitando a definição de parâmetros IP, gerenciamento de sincronização PTP e ajustes de controles externos. Qualquer uma das quatro entradas ST 2110 RX pode ser atribuída a saídas SDI ou HDMI específicas, oferecendo flexibilidade de roteamento, enquanto os ajustes de metadados HDR e configurações de colorimetria podem ser aplicados e replicados internamente para monitoramento intuitivo de sinais IP para baseband.
Para a configuração inicial, o IP25-R oferece porta USB-C frontal compatível com o software gratuito AJA eMini-Setup. O design utiliza gabinete de alumínio de última geração, com refrigeração ativa frontal-traseira, permitindo integração em diferentes ambientes e em instalações de alta densidade. Três unidades podem ser instaladas em apenas 1RU e, com o novo chassi DRM2-Plus, até seis IP25-R podem ser montados com opção de fonte redundante.
Entre os principais recursos do IP25-R estão: compatibilidade com padrões SMPTE ST 2110 (-10, -20, -21, -30, -40), até quatro streams de vídeo e áudio com redundância ST 2022-7, suporte a resoluções de até 4K DCI 10-bit 4:2:2, até 16 canais de áudio por stream, recepção de dados auxiliares, controle via NMOS, REST API e Ember+, suporte a PTPv2, padrões BT.709 e BT.2020, override de HDR metadata, monitoramento de sinais pelo navegador, padrões de teste, além de garantia de cinco anos e suporte técnico especializado.
O estande da AJA estará no 7.B19 da IBC 2025, que será realizada de 12 a 15 de setembro no RAI Convention Center, em Amsterdã (HOL).
Site relacionado: http://www.aja.com/IP25-R
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube