A Akamai anunciou uma evolução significativa em sua plataforma de proteção contra DDoS (Prolexic) com uma implementação global de novos centros de depuração totalmente definidos por software. Isso aumentará sua capacidade de defesa dedicada* para 20 Tbps e acelerará futuras inovações de produtos.
Impulsionada por ataques DDoS cada vez mais sofisticados e que quebram recordes em todo o mundo, a medida permite que o Akamai Prolexic defenda os clientes contra ataques multiterabit de grandes proporções e ofereça melhor desempenho e confiabilidade para empresas online de qualquer tamanho, em qualquer lugar do planeta.
Centros de depuração novos e adicionais distribuídos globalmente analisam o tráfego de entrada, identificam ameaças e removem atividades mal-intencionadas para evitar o tempo de inatividade de redes ou usuários finais. Os centros são totalmente definidos por software e facilitam implantações rápidas para capacidade ampliada, cobertura regional melhorada e redundância aprimorada.
A implementação inicial começará no 3º trimestre e continuará em 2023 com centros adicionais implantados em todas as principais regiões, incluindo América do Norte (EUA-Leste/Oeste, Canadá), Europa (Itália, Espanha, Suíça), Ásia (Índia, Japão, Hong Kong) e Oriente Médio.
As ameaças DDoS estão evoluindo rapidamente, gerando riscos consideráveis para empresas que não possuem as defesas adequadas. Desde 2020, as organizações enfrentam uma enxurrada de extorsão por DDoS, ataques multiterabit de alto perfil, hacktivismo e uma explosão de novas ameaças.
As equipes de segurança também estão sob imensa pressão para proteger os clientes contra um arsenal crescente de ataques cada vez mais sofisticados. Em 2010, os cinco principais vetores de ataque DDoS representavam 90% de todos os ataques, enquanto os cinco principais de hoje representavam apenas 55%.
“Os ataques DDoS estão se aprimorando a uma taxa sem precedentes, mas nossos clientes podem ter certeza de que a defesa contra DDoS oferecida pela Akamai evolui ainda mais rápido e sempre estará muito à frente das ameaças mais recentes”, afirma Sean Lyons, vice-presidente sênior e gerente geral de segurança de infraestrutura da Akamai. “Esse avanço em nossa plataforma acelera drasticamente nosso tempo de lançamento no mercado e nos permitirá oferecer inovações de cibersegurança com ainda mais frequência. Além disso, o aumento de nossa capacidade de defesa, presença regional e centros de depuração de última geração fortalece ainda mais nossa capacidade de mitigar todos os tipos e volumes de ataques. E, ao aproximar ainda mais a proteção contra DDoS de nossos clientes, eles sabem que podem confiar na Akamai para obter segurança incomparável sem afetar a latência e a experiência do usuário final.”
O Akamai Prolexic interrompe os ataques com uma plataforma de depuração de DDoS baseada em nuvem para proteger as aplicações onde quer que elas estejam, seja no data center, na nuvem pública ou em uma instalação de colocação. Ele oferece defesas abrangentes contra a mais ampla variedade de ataques DDoS e protege contra ataques contínuos de alta largura de banda, além dos atuais ataques multivetorial complexos que pulam de aplicação para aplicação.
O Prolexic inclui controles de mitigação proativos e personalizados de acordo com o tráfego de rede para interromper ataques instantaneamente, com o auxílio da mitigação ativa executada pelo SOCC global da Akamai, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, e oferece aos clientes um SLA (Acordo de Nível de Serviço) exclusivo de 100% de tempo de atividade.
*A capacidade de defesa dedicada representa os recursos disponíveis para consumir e interromper ataques, e é um melhor indicador dos recursos de mitigação de DDoS do que a capacidade total da rede, que também considera a entrega e a utilização do tráfego.
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube