O equipamento também possui um sincronizador de frames e uma porta bidirecional com interface Ethernet de 10 Gbit/s sob SMPTE2022-6
Albalá Ingenieros, fornecedor de soluções para broadcasters, operadores de rede e produtores de sinal de televisão com sede em Madri (Espanha), lançou o novo STE2022C01, um módulo que permite a transmissão e recepção de sinais de vídeo digital 3G/HD/SD-SDI. O equipamento utiliza uma interface Ethernet de 10 Gbit/s e o protocolo RTP sobre UDP/IP de acordo com o padrão SMPTE ST 2022-6.
O equipamento possui quatro seções independentes, cada uma com interface de entrada/saída 3G/HD/SD-SDI, um sincronizador de frames e uma porta bidirecional com interface Ethernet de 10 Gbit/s, comum a todos as seções.
Através desta interface, até quatro fluxos RTP SMPTE ST 2022-6 podem ser transmitidos ou recebidos via UDP/IP com ou sem FEC. Cada seção pode ser configurada para converter vídeo SDI em IP, converter vídeo por IP em SDI ou desativá-lo.
STE2022C01 no novo estúdio HD da EiTB
Uma das primeiras implementações do novo módulo foi realizada pela Itelazpi no novo estúdio HD da EiTB (Euskal Irrati Telebista). Antes do comissionamento de um novo estúdio HD pela EiTB em suas instalações Miramón, a Itelazpi assumiu o compromisso de preparar pelo menos uma forma de contribuição de vídeo sem compressão, HD-SDI e bidirecional, entre os estúdios da EiTB em Bilbao e seus estúdios Miramón (San Sebastián).
Assim, o EiTB foi capaz de fornecer este novo módulo com dois canais HD-SDI bidirecionais, que viajam através da rede IP/MPLS, entre os dois estúdios, e que desde então têm sido usados diariamente para transportar programas ao vivo para Bilbao, produzidos em Miramón.
A Itelazpi trabalha com a Albalá Ingenieros há 15 anos, técnica e pessoalmente em diferentes departamentos (Broadcast, Transport, etc.). Para Itelazpi, “o wel módulo STE2022C01 é um novo design e, portanto, é um pouco cedo para fazer uma avaliação, mas dada a experiência de todos esses anos trabalhando com Albalá Ingenieros, as expectativas são muito boas. Também queremos agradecer o esforço feito por Albalá Ingenieros para entregar no prazo um produto de novo design.”
A Itelazpi planeja estender seu uso a mais centros de produção, onde quer que tenha capacidade de transporte suficiente e em que é muito importante não perder qualidade no vídeo transportado com sistemas de compressão.