Home Reportagens Amazon Sat faz a primeira transmissão remota em nuvem usando a tecnologia SaaS da TVU Networks em parceria com a CIS Group

Amazon Sat faz a primeira transmissão remota em nuvem usando a tecnologia SaaS da TVU Networks em parceria com a CIS Group

O pioneirismo e o investimento em tecnologia são marcas do Amazon Sat, emissora que pertence ao Grupo Rede Amazônica, que pela primeira vez desenvolve uma produção jornalística 100% na nuvem

Por Ricardo Batalha

A Amazon Sat fechou parceria inédita com a TVU Networks e a CIS Group para a produção e transmissão remota de conteúdo eleitoral. Com sede em Manaus, a emissora utilizou as plataformas cloud de produção de vídeo, o TVU Producer, que funciona como um switcher na nuvem; e a plataforma de videoconferência cloud, o TVU Partyline, para realizar a transmissão remota de entrevistas com os governadores dos estados já eleitos em 2022.

“Com o avanço da plataforma FAST, várias empresas apresentam soluções de controle mestre operando em nuvem, porém a maioria das soluções funcionam de forma isolada, o que não atendia nosso projeto. Até que, por meio da CIS Group, fomos apresentados à TVU Networks e o seu Ecossistema de soluções de produção remota. Esse conjunto de ferramentas cloud desenvolvido pela TVU atendia exatamente o que esperávamos: uma operação na nuvem de uma produção jornalística para um canal aberto”, explica Eduardo Lopes, diretor de tecnologia da Fundação Rede Amazônica.

A solução encontrada foi desenvolver a produção de um programa jornalístico 100% na nuvem, com a ancoragem de entrevistas em Brasília e a participação dos repórteres em diferentes capitais, onde os governadores eleitos se encontravam. As entrevistas foram produzidas utilizando o TVU Partyline, que permite a interação virtual de qualidade e a colaboração em tempo real da equipe de produção, e o TVU Producer que possibilita criar programas multi-câmeras com baixa latência, adicionar gráficos, além de proporcionar um fluxo de trabalho mais ágil, tudo na nuvem.

Além disso, a emissora testou pela primeira vez a operação do canal Amazon Sat com o TVU Channel, um playout na nuvem, que integrado ao TVU Producer possibilita o gerenciamento e a programação de conteúdos gravados, ao vivo e publicitário. “A produção de vídeo baseada na tecnologia cloud TVU oferece ferramentas que facilitam o armazenamento e o fluxo de trabalho de emissoras de TV e produtores de conteúdo. O ecossistema TVU oferece robustez e confiabilidade para produções de qualquer gênero de programa e, ainda, proporciona otimização de tempo e dinheiro”, explica Eduardo Mune, diretor de Vendas da TVU Networks no Brasil.

“O objetivo foi alcançado com êxito. Conseguimos desenhar e entregar uma solução completa na nuvem, que pudesse não apenas reduzir os custos operacionais da Amazon Sat como também aumentar a eficiência sobre as suas produções.” explica Alberto Santana, CIS Group Regional Sales Manager.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados