Home Reportagens Antenna Hungária prepara sua unidade móvel OB11 para o mundo IP com Lawo

Antenna Hungária prepara sua unidade móvel OB11 para o mundo IP com Lawo

Sistema de controle de emissão Virtual Studio Manager (VSM) da Lawo foi um dos destaques na atualização da unidade móvel OB11 da Antenna Hungária

Por Ricardo Batalha

A unidade móvel OB11 da Antenna Hungária foi atualizada com uma ampla seleção de ferramentas IP, destacando-se o sistema de controle de emissão Virtual Studio Manager (VSM) da Lawo.

O VSM se integra com uma vasta gama de equipamentos de emissão, permitindo que a renovada unidade móvel da Antenna Hungária tenha fluxos de trabalho personalizados e um controle intuitivo de milhares de recursos de E/S e processamento, tanto localmente quanto em infraestruturas distribuídas. Dispositivos IP edge, infraestruturas de rede, roteadores de vídeo tradicionais, comutadores de vídeo SDI, roteadores de áudio, consoles de áudio, multiviewers, intercomunicadores e equipamentos modulares podem ser gerenciados a partir de uma única interface de usuário altamente automatizada e intuitiva.

Outro elemento central da atualização da infraestrutura de áudio da unidade móvel húngara é o console de produção de áudio mc²56 MkIII de 48 canais da Lawo, equipado com dois motores de áudio A__UHD Core em um design redundante, cada um proporcionando 1.024 canais DSP de qualidade mc². Otimizado para os modernos ambientes de produção baseados em IP, o mc²56 é compatível com SMPTE 2110, AES67/Ravenna, Dante (através de uma gateway Power Core), MADI e Ember+. A gama de E/S locais inclui 16 entradas MIC/linha, 16 saídas de linha, oito entradas e saídas AES3, oito GPI/O e uma porta MADI local (SFP).

Além de várias unidades A__mic8 e A__madi6, a infraestrutura de áudio é completada com três StageBoxes de áudio sobre IP A__stage64, compatíveis com os padrões industriais SMPTE ST2110-30/31 e AES67/RAVENNA. O sistema também inclui um nodo A__digital64, que suporta 32 entradas AES com conversão de frequência de amostragem e 32 saídas AES em um espaço de 3RU.

Um par redundante de portas MADI e duas portas de streaming Dual Media com comutação ST 2022-7 classe C compatível com WAN melhoram a conectividade de E/S de áudio do sistema. Com suporte de sincronização PTP compatível com ST2110-10, E/S wordclock adicionais, GPIO e uma porta de gerenciamento dedicada, o A__digital64 se integra perfeitamente em instalações de emissão híbridas e centradas em IP. Dado que os doze caminhões OB da frota da Antenna Hungária estão equipados com consoles e caixas de palco Lawo, todos os equipamentos externos são compatíveis com qualquer uma das unidades móveis.

Zoltán Tihanyi, especialista sênior em áudio da Antenna Hungária, optou pelas soluções da Lawo devido à sua “confiabilidade e flexibilidade”, bem como pelas “grandes possibilidades de integração do sistema”. “Também escolhemos Lawo pela facilidade de manuseio. Ao usar equipamentos de áudio VSM e Lawo em nossas unidades móveis, só precisamos ensinar um sistema aos nossos operadores, que depois podem trabalhar em toda a frota. Utilizamos consoles Lawo para vários tipos de trabalhos, como programas de entretenimento, transmissões esportivas, musicais, espetáculos teatrais e gravações multipista”, acrescenta o responsável da empresa húngara.

A Rexfilm Broadcast and Communication Systems, parceira da Lawo, gerenciou a integração para “garantir uma implementação perfeita e um funcionamento ótimo”.

Site relacionado: https://lawo.com/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados