Home Reportagens AP adota DaVinci Resolve Studio para produção global de notícias

AP adota DaVinci Resolve Studio para produção global de notícias

Agência global de notícias Associated Press adota software para auxiliar na produção de mais de 1.500 vídeos todos os dias

Por Ricardo Batalha

A Blackmagic Design anunciou que a Associated Press (AP), a maior agência de notícias do mundo, migrou sua plataforma global de edição de vídeo para o DaVinci Resolve Studio. A implementação em grande escala envolve centenas de licenças, viabilizando as operações da AP, que funcionam 24 horas por dia, 7 dias por semana na cobertura de notícias no mundo inteiro, e auxiliando na produção de mais de 1.500 vídeos diariamente.

“Produzimos vídeos em mais de 100 países diariamente para milhares de emissoras, editoras e plataformas digitais”, disse Derl McCrudden, vice-presidente da AP e chefe de produção de notícias globais. “Para nos auxiliar nisso, adotamos o DaVinci Resolve Studio para oferecer aos nossos jornalistas ferramentas avançadas de edição e produção.”

A implementação englobou uma integração completa aos fluxos de trabalho da AP, além de novos recursos do DaVinci Resolve Studio desenvolvidos especificamente para cobertura de notícias de última hora. Entre os destaques está a edição de arquivos TS enquanto ainda estão sendo gravados, permitindo que jornalistas comecem a trabalhar imediatamente em feeds de vídeo ao vivo provenientes do MAM da AP, sem esperar que a transferência de arquivos seja concluída. Isso permite que o conteúdo seja editado e publicado em segundos assim que o material começa a chegar.

A AP agora utiliza o sistema de distribuição de predefinições e gráficos baseado na nuvem do DaVinci Resolve Studio, incluindo modelos de gráficos, definições de projeto e configurações de exportação. O processo dispensa downloads manuais, garantindo total consistência na identidade visual e nos padrões de produção ao redor do mundo.

O Resolve também foi integrado ao MAM da AP para habilitar renderização escalável na nuvem. Distribuindo a renderização entre nós baseados na nuvem, a AP pode aumentar automaticamente a capacidade durante grandes coberturas e reduzi-la quando a demanda diminui. Isso reduz a dependência de renderização local, liberando os jornalistas e editores para focar na criação, enquanto a infraestrutura é utilizada de forma mais eficiente.

A gestão de software também foi simplificada. Com o sistema de login único, a AP usa a Blackmagic Cloud para monitorar, atribuir e redistribuir licenças do Resolve em sua base de usuários no mundo todo.

A transição foi acompanhada por um programa completo de capacitação, desenvolvido para jornalistas e equipes de campo cujo foco é a narrativa, não a parte técnica da edição. Os usuários avançados da AP colaboraram com instrutores certificados do DaVinci Resolve para desenvolver uma biblioteca interna de vídeos sob demanda, permitindo que a equipe aprenda no próprio ritmo e garantindo a disseminação contínua de conhecimento.

Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados