Home Reportagens ARET e Lawo apresentarão unidade móvel UHD/HDR ultramoderna na IBC 2025

ARET e Lawo apresentarão unidade móvel UHD/HDR ultramoderna na IBC 2025

Novo caminhão de produção ao vivo traz backbone IP nativo e arquitetura “box-over-box” para workflows híbridos e imersivos

Por Ricardo Batalha

Durante a IBC 2025, a integradora italiana ARET Video & Audio Engineering e a Lawo vão apresentar ao público um novo caminhão de produção externa (OB truck) projetado com tecnologia de ponta para workflows em UHD e HDR. A unidade, atualmente em fase final de construção nas instalações da ARET em Milão, será revelada pela primeira vez durante o evento, ocupando a posição externa 0.A07.

Com suporte para até 34 câmeras UHD, capacidade de operação em ambientes híbridos 12G-SDI/IP e produção completa em UHD HDR, o novo caminhão de 14 metros de comprimento foi construído para atender às exigências das produções mais complexas. Um dos destaques do projeto é a estrutura exclusiva “box-over-box” da ARET no lado esquerdo do veículo, complementada por uma expansão tradicional “box-in-box” no lado direito. O design cria três ambientes de trabalho isolados acusticamente e otimizados para shading, produção e áudio.

Toda a infraestrutura do sistema é baseada em tecnologias IP nativas da Lawo, com destaque para o console de produção de áudio mc²56 com 64 faders, que oferece suporte nativo aos padrões SMPTE ST 2110, AES67/RAVENNA, MADI e Dante. Alimentado por motores redundantes A\_\_UHD Core, o sistema entrega 1.024 canais DSP totalmente processados, baixa latência e suporte completo a fluxos de trabalho imersivos, incluindo Dolby Atmos.

O sistema de áudio é complementado pelo Lawo Power Core, que atua como gateway de alta densidade entre sinais IP e baseband, além de oferecer recursos adicionais de processamento e expansão de I/O. Sua arquitetura modular permite fácil adaptação a futuras mudanças de workflow ou de formatos de sinal.

A unidade contará também com o sistema de controle e orquestração Virtual Studio Manager (VSM), da Lawo, reconhecido como um dos mais potentes do mercado para infraestrutura IP. Com interfaces gráficas customizáveis, automações baseadas em lógica e reconfiguração via snapshots, o VSM permite roteamento unificado e controle de todos os tipos de sinal e dispositivos, incluindo vídeo, áudio, intercomunicação e multiviewers. Isso proporciona aos operadores máxima flexibilidade e continuidade operacional, mesmo em produções de ritmo acelerado.

Segundo Alessandro Asti, vice-presidente de vendas da ARET, “a tecnologia da Lawo oferece um backbone IP altamente flexível e perfeitamente integrado para este projeto complexo. Desde o console mc²56 até os núcleos A\_\_UHD e Power Core, a infraestrutura permite construir um ambiente escalável, com compatibilidade total de formatos, qualidade sonora superior e confiabilidade robusta. Com o suporte do sistema HOME e o controle do VSM, conseguimos entregar uma solução altamente adaptável e de operação simplificada.”

Pensado para operar com eficiência mesmo em condições extremas, o caminhão foi equipado com um sistema HVAC multizona de alta capacidade e um design avançado de circulação de ar. Todos os elementos do projeto, da carroceria à integração dos sistemas, foram desenvolvidos e testados pela equipe da ARET, garantindo qualidade consistente e responsabilidade total de ponta a ponta.

A unidade também servirá como vitrine das soluções de broadcast IP da Lawo, que estarão em exibição no estande 8.B90 durante a IBC 2025. A IBC 2025 será realizada de 12 a 15 de setembro no RAI Convention Center, em Amsterdã (HOL).

Site relacionado: https://lawo.com/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados