Home Reportagens Arquivo histórico Cooke de documentos e fotografias originais doados à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas

Arquivo histórico Cooke de documentos e fotografias originais doados à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas

Por Ricardo Batalha

Coleção data de 1886, cobre o desenvolvimento do design de lentes para fotografia e filmes ao longo do século 20

Cooke Optics, fabricante de lentes de precisão para cinema e televisão, transferiu os Arquivos Cooke, uma coleção histórica que data de 1886, a uma nova casa permanente na Biblioteca Margaret Herrick, o principal repositório de materiais de pesquisa da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, localizada em Beverly Hills, Califórnia.

Os Arquivos Cooke, que incluem documentos, fotografias e fitas de áudio que catalogam a rica história das lentes Cooke, bem como o desenvolvimento mais amplo dos setores de cinema e fotografia, estarão disponíveis para fins de pesquisa. A coleção inclui cartas originais de H. Dennis Taylor, inventor da famosa patente Cooke Triplet de 1893. Taylor projetou as cinco primeiras lentes Cooke usando sua nova tecnologia que, pela primeira vez, resolveu o problema do astigmatismo – definição desigual, especialmente com suavidade em as bordas – e alcançou nitidez em todo o plano da imagem. A correspondência notável mostra a situação política emocional que eclodiu por causa da patente de Cooke entre os concorrentes da lente; o design foi considerado tão bom que os concorrentes consideraram que não podia ser verdade.

“O arquivo Cooke Optics é uma excelente adição aos acervos arquivísticos da Biblioteca Margaret Herrick, da Academia, fornecendo documentação abrangente das contribuições da empresa para uma tecnologia fundamental do cinema, abrangendo toda a história do próprio cinema. Estamos honrados por termos sido escolhidos como o lar permanente desta importante coleção”, disse Howard Prouty, Gerente de Aquisições da Biblioteca Margaret Herrick.

No mundo do cinema, as lentes Cooke foram notoriamente instrumentais no advento das ‘imagens falantes’, que precisavam de lentes mais rápidas para capturar luz restrita, uma vez que as luzes de arco tradicionais eram muito barulhentas para serem colocadas nos sets durante a gravação de áudio. Cookes também está documentado como contribuindo para o sucesso do processo de cor Technicolor original.

“Nossa arquivista Cooke, Barbara Lowry, passou anos reunindo esta coleção importante e abrangente, detalhando o início do que se tornou a Cooke Optics e os primeiros designs de lentes que mudariam a fotografia para sempre”, declarou Tim Pugh, CEO da Cooke Optics. “Estamos extremamente gratos pelo trabalho amoroso de Barbara na compilação desta coleção, e sua recente aposentadoria parecia ser o momento certo para doar o arquivo para a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. As futuras gerações de estudantes de fotografia e cinema podem agora apreciar o impacto significativo que Cooke teve, e continua a ter, nos mundos da fotografia e do cinema”, acrescentou.

Além disso, as lentes fotográficas de Cooke capturaram imagens de muitos momentos históricos da primeira metade do século 20; as fotografias originais sobrevivem da infame expedição de Shackleton de 1914-16, e as lentes Cooke foram usadas exclusivamente pelas forças armadas britânicas e americanas para cartografia e reconhecimento de fotos durante a Segunda Guerra Mundial. O aclamado fotógrafo americano Ansel Adams também filmou muitas de suas imagens mais famosas usando lentes Cooke.

Embora o arquivo original esteja agora em sua nova casa, duas seções de história permanecem no site Cooke. O Cooke Compendium apresenta algumas das primeiras fotos e lentes de cinema, enquanto uma história de como a empresa e os designs de lentes se desenvolveram pode ser encontrada AQUI.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados

Comentários fechados.