Estúdios de notícias WELT são os primeiros de broadcast a serem equipados exclusivamente com tecnologia de iluminação baseada em Ethernet/IP até o último refletor
No novo campus da Axel Springer, no coração de Berlim, a WeltN24 encomendou dois estúdios de TV de última geração para a emissora WELT. Os novos estúdios não são apenas uma afirmação arquitetônica para o futuro digital, ambos os estúdios de notícias estão equipados com refletores compatíveis com Ethernet/IP, permitindo a comunicação IP de ponta a ponta e, portanto, eficientes workflows são totalmente integrados à infraestrutura de broadcast. O Grupo de Sistema da ARRI fez a consultoria, planejamento e instalação dos sistemas de iluminação e controle do estúdio em nome do integrador de sistema Qvest Media e em estreita parceria com o escritório de planejamento mo2 design.
Os dois estúdios de TV da WELT permitem uma rede mais estreita com digital e impresso. Essa troca também se reflete no conceito visual dos estúdios, cada um medindo 175m² e 5,5m de pé direito. As frentes de vidro do Studio 1 garantem transparência, visibilidade e interação. Desafios particulares em termos de design de iluminação, também foram os painéis móveis e motorizados de LED em três lados que permitem um mínimo de movimento necessário para os apresentadores no set, sem alterar as posições dos refletores.
Após extensos testes, foram escolhidos um total de 100 soft lights da série ARRI SkyPanel (S60-C, S30-C) e Moving Lights com características de Fresnel da Robe Lighting. Eles foram complementados por barras de LED que são afixadas na parte superior dos painéis motorizados para direcionar uma luz de fundo apropriada para os apresentadores.
No Studio 2, especialmente para a caixa verde, SkyPanels da ARRI com diferentes aberturas (S120-C, S60-C, S30-C), foram especificados para alcançar a distribuição de luz ideal de acordo com modelos de simulações fotométricos criados pelo Grupo de Sistema da ARRI. Um critério importante para selecionar o tipo de iluminação foi determinado pelo nível de qualidade, permitindo que os refletores atendam aos requisitos de um ambiente HD/UHD a longo prazo. Isso inclui o Índice de Reprodução de Cores, opções para ajustes de temperatura de cor, padrões de calibração usados para os LEDs e sua vida útil.
O núcleo do projeto de iluminação do estúdio, é um sistema de controle baseado em IP para os refletores, incluindo sua integração na automação de transmissão e um monitoramento central para iluminação. “As redes de iluminação que tradicionalmente eram controladas exclusivamente por DMX, estão enfrentando cada vez mais limitações na prática. Portanto, o aumento dos requisitos de nossos clientes para workflows eficientes, podem ser atendidos especificando ou projetando sistemas IP de ponta a ponta”, explica Paul Flemming, chefe de projetos do Grupo de Sistema da ARRI. Esta é uma das razões pelas quais a equipe da ARRI está se concentrando cada vez mais na implementação de soluções de iluminação baseadas em Ethernet/IP.
“A ARRI foi pioneira nesta área graças à integração de uma interface IP na série SkyPanel desde um estágio muito inicial, e encontramos um forte apoio para essa ideia com o fabricante de Moving Lights, Robe Lighting”, acrescenta Flemming. Ele continua, “DMX, como um protocolo de rede tradicional, limita o uso de um monitoramento inteligente para o sistema de iluminação. Usar o RDM como canal de retorno pode desestabilizar a rede, além de haver limitações definidas no padrão no que diz respeito à taxa de dados e ao número máximo de canais por um universo DMX. Com uma infraestrutura de controle de iluminação baseada exclusivamente em Ethernet/IP, como com a WELT, fomos capazes de alcançar um aumento em todo o sistema na flexibilidade e confiabilidade do sistema de iluminação, o que é extremamente importante, especialmente em operações 24 horas por dia, 7 dias por semana.”
Ethernet/IP, especialmente em sistemas de iluminação, é um grande alívio para engenheiros de broadcast, permitindo que eles tenham controle sobre os componentes de vídeo, áudio e luz em um estúdio. Inicialmente, o Zabbix, um software de código aberto para monitoramento de vários componentes de TI, atua como a ferramenta de monitoramento central. Em cooperação com a WELT, está planejada a implementação de uma ferramenta de monitoramento especializada para o sistema de iluminação. No futuro, isso permitirá que a equipe monitore o status de todos os componentes de iluminação com uma interface para o monitoramento de transmissão central, gerenciando de modo central as informações de status RDM e SNMP de todos os componentes do sistema de iluminação.
“O Grupo de Sistema da ARRI, com seu alto nível de especialização e experiência internacional, deu uma contribuição significativa para o fato de que estaremos usando uma das soluções de sistema de iluminação mais inovadoras do mundo em nossos estúdios de televisão”, enfatiza Thorsten Prohm, diretor técnico na WeltN24. “Com grande empenho, pudemos desenvolver workflows em equipe, que atendem às nossas necessidades especiais, como provedor de noticiários e, ao mesmo tempo, otimizamos o orçamento. A gerência de produto, incluindo a implementação e instalação, sob a gestão da engenheira de projetos, Carolin Schramm, foi realizada em um nível extremamente alto. Através da colaboração com o Grupo de Sistema da ARRI, estamos agora lançando o “amanhã digital” não apenas em nossos novos estúdios de TV, mas também na área de tecnologia de iluminação profissional.”
Para saber mais sobre as soluções de iluminação inovadoras do Grupo de Sistema da ARRI, visite: www.arri.com/systemgroup
Fotos: WeltN24 GmbH/Anne Hufnagl