A Academy Awards celebrou muitos filmes este ano, como “Green Book”, “Roma” e “Bohemian Rhapsody”, que foram capturados e iluminados com equipamento ARRI
A ARRI anunciou um agradecimento aos grandes talentos da Cinematografia, Montagem de Filmes, Live Action Short, e Makeup e Hairstyling reconhecidos na transmissão ao vivo da cerimônia do 91º Oscar. Como o clímax de cada edição é tipicamente o prêmio de Melhor Filme, a companhia lembrou que nos últimos oito anos, cada vencedor do Oscar de Melhor Filme foi filmado em uma câmera ARRI e, neste ano, sete dos oito filmes indicados foram capturados pela ARRI. O prêmio foi para “Green Book”, que foi filmado em ALEXA Mini.
Inspirado por uma história real de um chofer branco e seu pianista afro-americano, “Livro Verde” segue estas duas personalidades muito diferentes em uma jornada para o extremo sul dos anos 60. O filme foi nomeado após o guia de meados do século XX “The Negro Motorist Book Verde”, que descreveu os estabelecimentos onde os viajantes afro-americanos foram aceitos durante a era das leis Jim Crow. Apesar ou possivelmente devido às tribulações encontradas ao longo do caminho, os dois homens se tornam amigos.
Mahershala Ali ganhou o melhor ator coadjuvante por seu papel de pianista Dr. Donald Shirley e “Green Book” também ganhou o Melhor Roteiro Original. O filme, apoiado pela Panavision, já ganhou o Globo de Ouro de Melhor Filme Cinematográfico no início deste ano. O cinegrafista Sean Porter filmou com a ALEXA Mini e contou com os SkyPanels da ARRI LED durante todo o filme. Ele foi capaz de criar um ambiente de base para as várias cenas do carro que permaneceu constante, independentemente da iluminação natural do lado de fora. Porter, junto com seu gaffer, foi capaz de controlar essas luzes LED remotamente e na mosca.
Em termos de câmeras no set, a maioria dos filmes indicados na categoria Melhor Filme usou o ARRI como câmera principal. Tanto Cuarón para “Roma” quanto Newton Thomas Sigel para “Bohemian Rhapsody” escolheram a câmera ALEXA 65 da ARRI Rental. Cuarón também usou lentes Prime 65, enquanto Sigel ajudou a desenvolver um conjunto exclusivo de lentes Prime DNA com a ARRI Rental especialmente para o filme. Essas lentes acabaram capturando o Melhor Ator em um papel de liderança neste ano, que foi concedido a Rami Malek.
Rachel Morrison, a primeira camerawoman a ser indicada ao Oscar no ano passado por “Mudbound”, escolheu a ALEXA SXT para seu trabalho em “Black Panther” em 2018. A ALEXA Mini também foi uma escolha popular e foi utilizada por Matthew Libatique em “A Star is Born” e por Sean Porter em “Green Book”. Enquanto Robbie Ryan para “The Favorite” e Greig Fraser para “Vice” preferiram ir de analógico com o ARRICAM LT e ST. Mesmo que não tenha sido usada como a câmera principal do filme, o ARRICAM LT também apoiou a equipe de filmagem no conjunto “BlacKkKlansman” de Spike Lee.
A apresentação do Oscar de direção de fotografia é para muitos na ARRI, o destaque da noite. Este ano, todos os cinco candidatos da categoria optaram por trabalhar com câmeras ARRI. Esses filmes concorrentes eram tão diversos quanto visualmente impressionantes. O diretor de fotografia Robbie Ryan escolheu fotografar “The Favorite” com um ARRICAM LT e ST em 35 mm para representar a corte inglesa do século XVIII usando tomadas de grande angular e pouca luz. Foi a sexta indicação ao Oscar de Caleb Deschanel este ano para “Never Look Away”, que também foi indicado como submissão alemã de melhor filme estrangeiro. Ambos Deschanel e Lukasz Zal para “Guerra Fria” escolheram a ALEXA XT como sua câmera escolhida.
O segundo candidato ao Oscar de direção de fotografia, Matthew Libatique, usou a flexível ALEXA Mini para “A Star is Born”. Já usando a ALEXA 65, Cuarón fez sua homenagem pessoal em preto e branco. Este drama semi-autobiográfico escrito, dirigido, produzido, filmado e co-editado por Alfonzo Cuarón foi inspirado por sua criação na Cidade do México e segue a vida de uma governanta que mora na família de classe média. No final, Alfonso Cuarón levou para casa a estatueta de “Roma”. Uma vitória merecida num campo de jogo brilhantemente competitivo.
Em seu discurso de agradecimento, Cuarón agradeceu: “Para criar um único frame de filme, requer o trabalho de muita gente, muito trabalho duro. Então, quero agradecer a Yalitza Aparicio e Marina de Tavira antes de qualquer um. O incrível elenco e equipe, Gabriela Rodríguez e Nicolás Celis como produtores, Participant e Netflix, Technicolor e ARRI “.
Em entrevista à ARRI Rental, que forneceu a câmera para a foto, o diretor e diretor de fotografia Cuarón reflete sobre a concepção do filme e sua decisão de escolher a ALEXA 65: “Para mim estava claro que não queria filmar em filme. Eu amo filmes, mas sendo preto-e-branco eu temia que isso desse um elemento nostálgico, uma fotografia nostálgica… Este é um filme que é uma visão do presente olhando para o passado, então é por isso que peguei as ferramentas mais contemporâneas disponíveis, 65 mm, para criar a fotografia em preto-e-branco que é imaculada, sem grão, com incrível resolução, ótima definição de lentes, aproveitei também a incrível dinâmica alcance.”
A categoria Melhor Filme Estrangeiro também foi uma corrida acirrada. Do Japão à Polônia, do Líbano à Alemanha, os cineastas internacionais continuam produzindo suas histórias tocantes e globalmente relevantes com a ARRI. Repetindo as estatísticas exatas do ano passado, todas as fotos nomeadas nesta categoria foram gravadas em uma câmera ARRI ALEXA; apenas uma exceção usou um ARRICAM ST, 35 mm. Agradecemos aos nossos amigos ao redor do mundo pela confiança em nossos equipamentos. “Roma” foi premiado como Melhor Filme Estrangeiro em 2018, tornando-se o segundo Oscar da noite de Cuarón, logo seguido por sua terceira vitória em Melhor Direção.
A linguagem visual de um filme é criada não apenas por seu diretor de fotografia, mas também por seu artista de efeitos visuais. Uma relação simbiótica entre as duas disciplinas é vital para alcançar um ambiente ficcional convincente. As câmeras ARRI e o formato de gravação ARRI dominaram essa categoria no Oscar® também este ano; cada filme indicado na categoria Realização em Efeitos Visuais foi filmado em uma câmera ARRI. O Oscar foi para “First Man”, um drama biográfico que detalha o caminho angustiante de Neil Armstrong para se tornar o primeiro homem na lua. Dirigido por Damien Chazelle e filmado por Linus Sandgren FSF, este filme foi capturado em 35 mm no ARRICAM LT.
A ARRI parabeniza todos os vencedores e indicados do 91º Prêmio Anual da Academia. Agradecemos por confiar nas câmeras, lentes, iluminação e serviços da ARRI para ajudar a dar vida às suas visões artísticas.
A linguagem visual de um filme não é escrita por seu diretor de fotografia, mas também por seu artista de efeitos visuais. Uma relação simbiótica entre duas disciplinas é vital para alcançar um ambiente ficcional convincente. Como câmeras ARRI e o formato de gravação ARRI dominaram a categoria no Oscar também este ano; cada filme intitulado na categoria Realização em Objectos Visuais foi filmado em uma câmera ARRI. O Oscar foi para “Primeiro Homem”, um drama biográfico que detalha o caminho angustiante de Neil Armstrong para se tornar o primeiro homem na lua. Dirigido por Damien Chazelle e filmado por Linus Sandgren FSF, este filme foi capturado em 35 mm no ARRICAM LT.