“Takizawa Kabuki ZERO 2020 The Movie” dá um novo toque a um clássico japonês através do operador TRINITY, Taro Kimura
Originalmente uma performance de palco kabuki moderna, o filme japonês “Takizawa Kabuki ZERO 2020 The Movie” se aventura em um território desconhecido ao dar um novo toque a um clássico japonês, tudo tornado possível pelo operador TRINITY, Taro Kimura.
“Takizawa Kabuki ZERO 2020 The Movie” é uma adaptação para o cinema japonês da longa produção teatral japonesa “Takizawa Kabuki”. O filme de dança dramática, dirigido pelo astro japonês Hideaki Takizawa e produzido pela gigante do entretenimento Johnny & Associates, foi quase totalmente filmado no palco, um novo desafio para o TRINITY e seu operador, Taro Kimura.
“Embora eu já tenha filmado cenas no palco antes, foi a primeira vez que capturei um palco kabuki”, declarou Kimura. “TRINITY foi a ferramenta perfeita que me permitiu alcançar a visão do diretor Takizawa de mostrar uma única performance usando tomadas longas sem cortes”, acrescentou.
Uma versão moderna de uma performance teatral tradicional que combina fantasias extravagantes, atuação dinâmica e movimentos corporais fluidos, filme introduz uma nova era das artes visuais. “Com um palco kabuki tradicional, o público só pode assistir a uma apresentação da frente do palco, com exceção do hanamachi, mas para ‘Takizawa Kabuki ZERO 2020 The Movie’, eu queria cobrir uma ampla gama de cenas do movimentos e expressões de mão mais intrincados, até a sensação avassaladora de capturar todo o ato em um único quadro de vários ângulos. Queríamos dar aos espectadores a ilusão de que fazem parte do programa”, explicou Kimura.
Para conseguir a melhor combinação de teatro e filme, o trabalho de câmera teve que ser cuidadosamente calculado. “Cada segundo do filme foi filmado sob instruções extremamente detalhadas”, revelou Kimura. “Por exemplo, em algumas cenas, eu precisei vir de um ângulo baixo com um pull shot e depois subir exatamente ao nível dos olhos do ator para ficar atrás dele. Esses movimentos de câmera não são possíveis com uma Steadicam normal, mas fui capaz de realizá-los facilmente com o TRINITY”, completou.
Tendo a dança como um dos principais temas do filme, o TRINITY teve um papel fundamental, principalmente em acentuar movimentos suaves e naturais, mantendo a precisão. Para o veterano operador, este filme, que exigiu tamanha perfeição, é de longe um dos projetos mais difíceis de sua carreira. Sendo o primeiro proprietário do TRINITY no Japão, o estabilizador de câmera híbrido é muito especial para Kimura.
“Sua ampla gama de movimentos para cima e para baixo oferece muitas possibilidades para o trabalho de câmera, tornando-o uma grande virada de jogo. Fiquei muito feliz quando ganhei o meu”, lembrou. “Depois de usá-lo em comerciais, videoclipes e filmes, o TRINITY finalmente está sendo reconhecido no Japão. Agora que temos vários operadores, acho que veremos mais e mais projetos filmados com TRINITY muito em breve”, concluiu.